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Repositório Institucional - UECE
Título:
A virtude da justiça no pensamento aristotélico

Autor(es):
Oliveira, Andréa Coutinho Pessoa de

Palavras Chaves:
Não informado

Ano de Publicação:
2009

Resumo:
Esta dissertação destaca A virtude da justiça no pensamento aristotélico. Com o objetivo de enfatizar a virtude da justiça como necessária ao indivíduo e à comunidade política, tem-se nas obras Ética a Nicômaco e Política de Aristóteles o referencial teórico para esta defesa. Desenvolve-se, inicialmente, as categorias fundamentais para o pensamento ético-político de Aristóteles. O homem para o presente autor é um animal político, ou seja, um ser que se realiza no seio da pólis, com o convívio comunitário. Essas relações devem ser mediadas pela razão, pois o homem possui, além das demais funções da alma, a função intelectiva. Assim, todas as ações humanas são guiadas para alcançar a eudaimonia (felicidade), que para Aristóteles é uma atividade da razão. A seguir é destacada a própria ação humana que deve ser guiada pela virtude para se alcançar uma vida feliz. Segue-se com o detalhamento da virtude da justiça na obra Ética a Nicômaco, destaca-se a necessidade desta para o indivíduo, pois ela o impulsiona a praticar todas as virtudes. A justiça é chamada de virtude completa pela sua necessária aplicação para com o outro. O último capítulo trata da justiça na cidade, para tanto se relaciona ética com política, visto que ambas não se separam no pensamento grego. E por fim destaca-se a importância da justiça na administração e preservação da cidade já que esta é o bem para o outro. A virtude da justiça é essencial ao indivíduo e à cidade porque é esta que o impulsiona a agir em prol do outro, pois não se é justo para consigo mesmo. A cidade necessita de homens governados pela virtude da justiça para que a eudaimonia esteja ao alcance dos seus cidadãos. Palavras-chave: Justiça; Virtude; Felicidade.

Abstract:
This paper to point The justice virtue of Aristóteles thought. It has a purpose to stress the virtue of the justice that is necessary to individual and a political community, it has in the Ethics Nicômaco and Aristotele’s Political works. It is a theoretical reference to this defence. It develops, initialy, the fundamental categories to the political ethics thought of Aristoteles. Man to the author is a political animal, then, a human being reaches breast of pólis, to live with community. These relationships must be considered by reason, because man has, besides soul functions, the intellectual function. So, all human action are guided to reach eudaimonia (happiness), for Aristoteles, it is an reason activity. A head, it is prominenced an own human action that it must be guided for virtue to reach a happy life. It continued with detals of justice virtue in the Ethics work, The Nicomaco, it prominenced to necessity of justice virtue to individual, then it impulses to practice all virtues. Justice is called complete for your application each other. The last chapter shows justice in the city, it combines ethics and political, though both are not separated in the greek thought. And finally it promineced for importance of justice in the administration and preservation of the city. City is good for other. The justice virtue is essencial for individual and city because it impulses to act to help others, then it is not fair to yourself. City needs men governed by the justice virtue and so, the eudaimonia (happiness) can be reached for your citizens. Key words: Justice; Virtue; Happiness. 

Tipo do Trabalho:
Dissertação

Referência:
Oliveira, Andréa Coutinho Pessoa de. A virtude da justiça no pensamento aristotélico. 2009. 104 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico ou Profissional em 2009) - Universidade Estadual do Ceará, , 2009. Disponível em: Acesso em: 8 de maio de 2024

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