Carregando ...
Visualização do Trabalho Acadêmico
Repositório Institucional - UECE
Título:
Importância da auto-estima elevada para superar a dificuldade de aprendizagem

Autor(es):
Silva, Fabíola Fernandes da

Palavras Chaves:
Não informado

Ano de Publicação:
2008

Resumo:
Esta monografia tem como objetivo procurar uma explicação para tanto desinteresse e descaso dos alunos da escola pública para com os estudos. Levando em consideração alguns depoimentos feitos pelos professores e muitas vezes pelos pais de alunos e comparando ao que expressa os autores pesquisados para esta monografia autores estes, Serrão & Baleeiro (1999), Bonet (1995) e outros; e através de um relato de experiência, a conclusão a que chegamos é que falta a estes alunos o fator principal para toda e qualquer realização, principalmente estudar, que por vezes é uma tarefa árdua. Estes fatos a que nos referimos são a estimulação da auto-estima. O que podemos observar é que a maioria dos alunos não sabem, sequer, para que estão estudando; falta-lhes motivação, incentivo e estímulo. Há que se realizar um trabalho de conscientização, fortalecimento e elevação da auto-estima desses alunos para que o processo de aprendizagem possa acontecer. A escola pública precisa atuar de forma preventiva e curativa no grande mal ataca seus alunos, desenvolvendo assim projetos que venham a favorecer o desenvolvimento intelectual e emocional dos que a ela se chegam tornando-se prazerosa e confortável, proporcionando momentos de convivência agradáveis. Levando em consideração que atualmente não se deve pensar em trabalhar somente com os alunos mas também com suas respectivas famílias. Lembremos que há algum tempo atrás não existiam tantas oportunidades de ingressas às escolas, no entanto, o aprendizado acontecia de forma mais eficaz, porém, percebemos que as famílias, por uma razão ou por outra, eram mais fiéis no desempenho de seus papéis. Assim como os educadores por sua vez eram bem mais comprometidos. Palavras-chave: Aprendizagem, Auto-estima, Dificuldade. 

Abstract:
Este trabalho não possui resumo em língua estrangeira. 

Tipo do Trabalho:
TCC

Referência:
Silva, Fabíola Fernandes da. Importância da auto-estima elevada para superar a dificuldade de aprendizagem . 2008. 51 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em 2008) - Universidade Estadual do Ceará, , 2008. Disponível em: Acesso em: 29 de abril de 2024

Universidade Estadual do Ceará - UECE | Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação - DETIC
Política de Privacidade e Segurança
Build 1