Trajetoria da Evasao Escolar no Ensino Medio Noturno: Estudo de Caso na Escola de Ensino Fundamental
Autor(es):
Santos, Maria Josimar Carvalho dos
Palavras Chaves:
Não informado
Ano de Publicação:
2009
Resumo:
Como trabalhadora da educação, estamos envolvidas há bastante tempo na prática pedagógica da escola pública e sentimo-nos, também, responsáveis pelo fracasso em que ela se encontra. Interessamo-nos pelo tema evasão, por percebermos que esse problema, há muito tempo, vem prejudicando o aluno, a família e a sociedade, de modo geral. Escolhemos a E.E.F.M. Professor Jáder Moreira de Carvalho para fazer esta pesquisa, porque o índice de evasão escolar nela constatado se mantém elevado, embora seja uma escola com mais de 1.500 alunos, que vem trabalhando com vários projetos, como Projeto Político Pedagógico (PPP), Plano de Desenvolvimento da Escola (PDE) e Gestão Integrada da Escola (GIDE), Escola Aberta, Escola Integral (Mais Educação). A escola também dispõe de professores e núcleo gestor com níveis de pós-graduação e tem uma estrutura física boa, merenda escolar de qualidade, recursos financeiros para custeio permanente, oriundos da Secretaria da Educação Básica do Ceará (SEDUC) e Governo Federal. O presente estudo tem como objetivo central investigar a evasão escolar da E.E.F.M. Professor Jáder Moreira de Carvalho, nos 1° e 2° anos do Ensino Médio notumo, referente aos anos de 2000 a 2006. Como objetivos específicos, a pesquisa visou: analisar a função social da escola do Ensino Médio Notumo discutir qual o papel da família no sucesso e permanência dos jovens na escola e analisar quais os principais fatores que incidem sobre a evasão escolar, procurando esclarecer suas causas e apontar possíveis soluções para o problema. As categorias abordadas são: acesso, sucesso, repetência e evasão. A metodologia usada foi estudo de caso e teve uma abordagem qualitativa e quantitativa e a observação direta da realidade escolar, na análise dos dados coletados, tendo como campo de pesquisa a E.E.F.M Jáder Moreira de Carvalho. Foram aplicadas entrevistas semi-estruturadas, com 12 (doze) professores, 25 (vinte e cinco) alunos evadidos do turno notumo, a diretora geral e 6 (seis) pais de alunos evadidos, totalizando quarenta e três (43) entrevistas. Como referencial teórico, a pesquisa partiu dos estudos realizados por autores como: Brandão, Bianchini & Rocha (1995), Libâneo (1994), Marchesi (2006), Ramos (2007), Viana (2001), Carvalho (2001) e outros. Procuramos investigar os fatores internos e externos a partir dos indicadores de aprendizagem (repetência e evasão). Concluímos que é necessário um trabalho de conscientização com os pais em que lhes seja mostrado o seu papel relevante na educação escolar de seus filhos, pois quando há participação da família a evasão tende a diminuir. Por outro lado, os professores devem ter a consciência da importância do seu papel como educador e a escola, por sua vez, necessita oferecer um serviço de qualidade para seus alunos, para que eles sejam preparados para o mercado de trabalho e para o convívio social.Palavras-Chave: Evasão. Repetência. Sucesso. Permanência. Função social da escola pública.
Abstract:
Não informado
Tipo do Trabalho:
Dissertação
Referência:
Santos, Maria Josimar Carvalho dos. Trajetoria da Evasao Escolar no Ensino Medio Noturno: Estudo de Caso na Escola de Ensino Fundamental. 2008. Sem Numeração Dissertação (Mestrado Acadêmico ou Profissional em 2008) - Universidade Estadual do Ceará, , 2008. Disponível em: Acesso em: 29 de abril de 2024
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