Carregando ...
Visualização do Trabalho Acadêmico
Repositório Institucional - UECE
Título:
Consumo cultural, aspecto sociais, identificação, respostas emocionais, e dependência local: um estudo no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura e seu entorno

Autor(es):
Oliveira, Davi Montefusco de

Palavras Chaves:
Não informado

Ano de Publicação:
2009

Resumo:
O presente trabalho objetiva saber como os consumidores do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura (CDMAC) e do seu entorno, avaliam as perspectivas relacionais associados  aos aspectos sociais, à identificação, às respostas emocionais, e à dependência local  em relação àquele ambiente. A justificativa para esta escolha reside na relevância destes temas, os quais envolvem aspectos relacionais a partir do contexto do consumo cultural. Assim, a partir de uma revisão teórica sobre estas abordagens, foi proposta também uma análise das variações destes aspectos relacionais através de gênero, idade, classe social e  escolaridade dos consumidores dos serviços culturais do CDMAC e seu entorno. O instrumento de pesquisa utilizado foi o questionário, e a análise dos resultados valeu-se de abordagens quantitativas, em especial a Análise de Variância (ANOVA) e a Análise de Cluster. A amostra da pesquisa foi compreendida por 120 clientes  (frequentadores, usuários e participantes) das diversa atividades ligadas ao consumo cultural, as  quais se encontram alocadas tanto no próprio  interior do CDMAC, assim como por todo o seu entorno adjacente, dentro de um raio de um quilômetro. Em geral, o nível de consumo das alternativas culturais do local é baixa , e com poucas variações pelos diferentes grupos de consumidores. Observou-se, ainda, que os clientes/usuários do CDMAC e do seu entorno não percebem uma atuação dos aspectos sociais de uma forma tão decisiva para as suas escolhas preferenciais de consumo. Além disso, eles  identificam-se moderadamente com todo aquele contexto, incluindo as atividades oferecidas e os produtores culturais ali alocados. Ademais, consideram relevante a atuação das respostas emocionais nas suas escolhas  e propósitos. Por fim, Percebe-se que eles também apresentaram um moderado grau de dependência local. A pesquisa apresenta limitação por conta do uso de uma amostra não probabilística e acessada por conveniência. Ao final, indicações de possíveis aprofundamentos em futuras pesquisas também são consideradas e discutidas.

Abstract:
Ver documento original.

Tipo do Trabalho:
Dissertação

Referência:
Oliveira, Davi Montefusco de. Consumo cultural, aspecto sociais, identificação, respostas emocionais, e dependência local: um estudo no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura e seu entorno. 2009. 83 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico ou Profissional em 2009) - Universidade Estadual do Ceará, , 2009. Disponível em: Acesso em: 4 de maio de 2024

Universidade Estadual do Ceará - UECE | Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação - DETIC
Política de Privacidade e Segurança
Build 1