Carregando ...
Visualização do Trabalho Acadêmico
Repositório Institucional - UECE
Título:
Atendimento de Usuarios de Clinica de Gastroenterologia e Cardiologia: Representacoes Sociais Elabor

Autor(es):
Arruda, Aglair de Alencar Araripe

Palavras Chaves:
Não informado

Ano de Publicação:
2009

Resumo:
Os serviços de saúde e as intervenções profissionais são norteadas pêlos princípios da política de humanização, cujos fundamentos são discutidos nesta pesquisa. O estudo objetiva apreender as representações sociais dos pacientes e profissionais de saúde acerca da qualidade da atenção em ambulatórios clínicos de gastroenterologia e cardiologia. A pesquisa fundamenta-se na teoria das representações sociais. Os participantes compõem-se de 60 usuários e 18 profissionais de saúde. Utilizou-se a entrevista semi-estruturada e o Teste de Associação Livre de Palavras, contendo quatro estímulos: sofrimento, paciente, profissional e atendimento médico. Os dados foram processados no software Tri-Deux-Mots e interpretados pela Análise Fatorial de Correspondência. A análise das entrevistas realizou-se por meio da técnica de análise de conteúdo categorial temática. As representações sociais dos usuários e profissionais de saúde são expressas em cinco temáticas aspectos do adoecimento vivenciados pêlos usuários antes e durante o tratamento intervenção profissional para amenizar o adoecimento dos usuários relação do adoecimento com o cotidiano dos usuários relação entre o atendimento médico e a dinâmica do tratamentorepresentação social do atendimento no ambulatório. Com base nos resultados, observa-se que, concernente ao estímulo sofrimento, os usuários destacam a espera. Para os profissionais, as respostas a esse estímulo foram tristeza e morte. Com relação ao estímulo paciente, destacam-se, no lado positivo de F-i, as palavras:sofrimento, exame, tratamento, consulta, doença e saúde. Identifica-se no extremo oposto, que os profissionais valorizam a escuta. Para os usuários, a representação do estímulo profissional relaciona-se com o bom relacionamento e bom atendimento. As palavras evocadas pêlos profissionais para este estímulo foram:responsável, competente, ético, atenção. Concernente ao estímulo atendimento médico, os usuários ressaltam o bom atendimento, a explicação e a escuta. Os profissionais representam o atendimento como responsável e com qualidade. Os participantes da gastroenterologia reconhecem o sofrimento como falta de emprego, depressão e solidão. Para a cardiologia, esse estímulo não foi verbalizado. A representação do estimulo paciente, para os participantes da gastroenterologia, refere-se a cura. A representação dos usuários da cardiologia relaciona-se com as palavras: paciência, doença, saúde e escuta. A representação do estimulo profissional, para os participantes do ambulatório da gastroenterologia, refere-se a ser capacitado. Para os integrantes da cardiologia, esse estímulo alude a ser responsável, competente e a relação de ajuda. Considerando o estimulo atendimento médico, observa-se que, para a gastroenterologia, o atendimento relaciona-se com remédio, qualidade, especialização e bom profissional. Os integrantes da cardiologia representam o atendimento médico como responsável e escuta. A pesquisa qualitativa concorre para consolidar esse resultado, haja vista que, na percepção dos usuários e dos profissionais de saúde, o atendimento nos ambulatórios revela uma dimensão de humanização e cuidado a saúde.Palavras-chave: Qualidade da atenção. Representação social.

Abstract:
Não informado

Tipo do Trabalho:
Dissertação

Referência:
Arruda, Aglair de Alencar Araripe. Atendimento de Usuarios de Clinica de Gastroenterologia e Cardiologia: Representacoes Sociais Elabor. 2009. Sem Numeração Dissertação (Mestrado Acadêmico ou Profissional em 2009) - Universidade Estadual do Ceará, , 2009. Disponível em: Acesso em: 28 de abril de 2024

Universidade Estadual do Ceará - UECE | Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação - DETIC
Política de Privacidade e Segurança
Build 1