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Visualização do Trabalho Acadêmico
Repositório Institucional - UECE
Título:
Navegar e Preciso: Viagem nas Politicas de Adocao do Sftware Livre nas Escolas Publicas Municipais D

Autor(es):
Souza, Glaucia Mirian de Oliveira

Palavras Chaves:
Não informado

Ano de Publicação:
2008

Resumo:
O software livre tem sido adotado por diversos setores da sociedade, desde públicos a privados. O desenvolvimento tecnológico, a redução de custos, a independência de fornecedor único, maior segurança na execução de processos, a distribuição dos códigos-fonte dos programas etc. podem ser citados como justificativas para tanto. E certo que a estratégia de adotar soluções livres proporcionou ao País a possibilidade de levar os computadores pessoais aos lares, que antes não podiam possuí-los, para escolas que antes tinham laboratórios sucateados. O Planejamento Estratégico do Comité Técnico para implementação de Software Livre (2003) foi a expressão oficial da política no plano federal. Sua introdução fez com que vários ministérios assumissem o novo padrão. No caso do Município de Fortaleza, uma simples Justificativa Técnica (2006a) orienta oficialmente a adoção de tal medida. Nesse contexto, o objetivo geral desta investigação foi analisar as políticas de adoção do software livre pela Prefeitura Municipal de Fortaleza e perceber suas influências na formação continuada dos professores dos laboratórios de Informática Educativa - LIEs do Município. Esse objetivo foi traduzido nos seguintes objetivos específicos: conhecer as políticas de adoção do software livre para as escolas públicas municipais de Fortaleza compreender as ações formativas desenvolvidas para o uso do software livre direcionadas aos professores dos LIEs analisar a formação dos professores dos LIEs das escolas públicas municipais de Fortaleza para a utilização pedagógica do software livre propor diretrizes para o aperfeiçoamento do processo de formação continuada dos professores. Como aporte metodológico, optou-se pelo modelo misto de pesquisa (mixed model research), empregando procedimentos qualitativos, mediante a análise documental dos textos estruturadores da política de adoção do software livre nas escolas públicas municipais de Fortaleza, e quantitativos, por meio da realização de survey interseccional com amostra de 119 professores. Adotou-se o paradigma interpretativo de pesquisa, já que partimos de uma realidade e demos voz aos atores da investigação. Os resultados evidenciam que essa política foi positiva, contudo, impositiva. Embora revestida de argumentos para o benefício das escolas, estes não poderiam ser utilizados como justificativas para uma falta de preparação dos principais envolvidos conforme revela a voz dos professores. Apesar do trabalho de conscientização e assunção da política não ter sido realizado, os entrevistados acentuam que a formação continuada para o uso do software livre aconteceu e continua acontecendo, contudo, só começou depois da implantação da política. Ademais, verificou-se com suporte no conhecimento/habilidade dos professores para o uso de certos aplicativos e softwares, que essa formação privilegiou aspectos básicos do uso da tecnologia/computador. Considerando que a utilização do computador transcende o uso de certos dispositivos, esse achado evidencia uma possível subutilização desse recurso pêlos professores de LIE. Com vistas a aperfeiçoar a formação continuada dos professores, acredita-se que é necessário possibilitar a compreensão filosófica da política a ser implementada e perceber a formação na dimensão do continuam, assumindo a perspectiva do desenvolvimento profissional docente.PALAVRAS-CHÁ VÊ: Política educacional, formação de professores, informática educativa, software livre.

Abstract:
Não informado

Tipo do Trabalho:
Dissertação

Referência:
Souza, Glaucia Mirian de Oliveira. Navegar e Preciso: Viagem nas Politicas de Adocao do Sftware Livre nas Escolas Publicas Municipais D. 2008. Sem Numeração Dissertação (Mestrado Acadêmico ou Profissional em 2008) - Universidade Estadual do Ceará, , 2008. Disponível em: Acesso em: 21 de maio de 2024

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