Carregando ...
Visualização do Trabalho Acadêmico
Repositório Institucional - UECE
Título:
A violência intrafamiliar na contramão das políticas públicas de proteção ao idoso: seu significado para os idosos "vitimizados"

Autor(es):
Queiroz, Maria Gomes de

Palavras Chaves:
Não informado

Ano de Publicação:
2009

Resumo:
A violência intrafamiliar na contramão das políticas públicas de proteção ao idoso: seu significado para os idosos "vitimizados" é um estudo exploratório e descritivo com abordagem qualitativa. Esse estudo teve como objetivos pesquisar os significados que os idosos "vitimizados" atribuem aos maus-tratos recebidos em suas relações familiares detectar como os idosos se percebem e como notam seus agressores no contexto de maus-tratos sofridos em seu ambiente familiar e identificar o nível de conhecimento que o idoso "vitimizado" tem das políticas públicas de proteção ao idoso e sua utilização para a concretização de seus direitos de cidadania. O cenário de estudo da pesquisa foram as seguintes instituições: 13ª. Unidade de Promotoria do Juizado do Ministério Público de Fortaleza, SESC, Universidade Sem Fronteiras c duas clínicas especializadas em Gerontologia. Estas instituições estão distribuídas em vários bairros de Fortaleza. Com esta distribuição geográfica, objetivou-se incluir idosos "vitimizados" das várias classes sociais fortalezenses. Os sujeitos de pesquisa foram doze idosos vítimas de maus-tratos em seu convívio familiar. Na coleta de dados, foram utilizados como instrumentos as entrevistas estruturada e semi estruturada. Os dados foram analisados com apresentação de casos e exposição dos principais significados atribuídos aos maus-tratos pelos idosos "vitimizados".Entre as conclusões, destacam-se o relato dos idosos sobre relações de isolamento, abandono,exploração verbal, descaso e negligência por parte de seus membros familiares e o aspecto econômico/financeiro como o principal fator motivador de maus-tratos neste grupo de agredidos; os idosos temem denunciar os maus-tratos com medo de perder apoio dos familiares; os idosos têm pouco conhecimento das leis de proteção ao idoso,consequentemente, não fazem uso dos seus direitos de cidadãos. Palavras-chave: Relações de poder, relações geracionais, relações familiar.

Abstract:
Ver documento original.

Tipo do Trabalho:
Dissertação

Referência:
Queiroz, Maria Gomes de. A violência intrafamiliar na contramão das políticas públicas de proteção ao idoso: seu significado para os idosos "vitimizados". 2009. 129 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico ou Profissional em 2009) - Universidade Estadual do Ceará, , 2009. Disponível em: Acesso em: 4 de maio de 2024

Universidade Estadual do Ceará - UECE | Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação - DETIC
Política de Privacidade e Segurança
Build 1