A Reforma da Instrucao Publica do Ceara de 1922: as Diretrizes da Politica Educacional do Governo Ju
Autor(es):
Almeida, Jane Maria Fernandes de
Palavras Chaves:
Não informado
Ano de Publicação:
2009
Resumo:
Este ensaio busca refletir sobre as práticas políticas do Governo de Justiniano de Serpa (1920-1923) para a educação primária e o ensino normal no Ceará, mediante discursos relativos à criação de escolas e à organização prático-pedagógica e a forma como é organizada a Reforma da Instrução Pública, por meio dapromulgação de leis, decretos e regulamentos, essenciais para um estudo aprofundado da educação cearense que se projetava dentro das políticas de reformas em todo o País nas décadas de 1920 a 1940. Indaga que pontos positivos realmente se mostraram dentro da realidade cearense na década de 1920 e seus desdobramentos no âmbito das leis para a Educação até a década de 1940. Analisa a Reforma, do ponto de vista político e ideológico, que correspondia às necessidades de redefinição da função social da escola, situando-a a serviço da nova ordem industrial, científica e tecnológica, apresentada como redenção para um povo que sofria com o atraso na economia e nas relações políticas. Sabendo que o momento político do período de Serpa já mostrava certo desenvolvimento económico e pacificação política, é que se compreende como as leis, regulamentos e reformas educacionais Irão atingir de forma marcante o interesse da população por mudanças no ensino. Palavras-chaves: Instrução Pública, Legislação, Política.
Abstract:
Não informado
Tipo do Trabalho:
Dissertação
Referência:
Almeida, Jane Maria Fernandes de. A Reforma da Instrucao Publica do Ceara de 1922: as Diretrizes da Politica Educacional do Governo Ju. 2009. Sem Numeração Dissertação (Mestrado Acadêmico ou Profissional em 2009) - Universidade Estadual do Ceará, , 2009. Disponível em: Acesso em: 8 de maio de 2024
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