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Visualização do Trabalho Acadêmico
Repositório Institucional - UECE
Título:
Crencas de Professores de Ensino Fundamental e Médio e os Parametros Curriculares Nacioanis: Uam Rel

Autor(es):
Araújo, José Neyardo Alves de

Palavras Chaves:
Não informado

Ano de Publicação:
2008

Resumo:
O propósito desta pesquisa foi investigar se as crenças de professores de inglês como língua estrangeira (LÊ) em Escolas de Ensino Fundamental e Médio (EEFM) e as propostas dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) interagem no discurso/prática dos investigados. Nesse sentido, buscou-se verificar que crenças acerca dos PCN, das habilidades e/ou competências a serem desenvolvidas nos alunos e do lugar da LÊ no currículo escolar, professores de inglês em EEFM levam para o seu discurso e prática, bem como checar se os PCN influenciam o discurso e a prática desses professores. Foi um estudo de natureza descritiva e qualitativa, realizado com professores de inglês de escolas distintas (dez da rede pública de ensino e dez da rede privada), situadas em alguns bairros que integram as Secretarias Executivas Regionais l e III consoante a divisão administrativa do município de Fortaleza. Para a coleta dos dados foram feitas entrevistas semi- estruturadas, aplicados questionários fechados e observadas aulas, estas últimas por amostragem. Os dados coletados foram analisados de acordo com o conceito de renças de Woods (1996). A partir da análise dos dados, foi possível constatar que existe alguma interação entre as crenças dos professores investigados e as diretrizes dos PCN, mas não necessariamente entre essas diretrizes e a atividade docente, se considerada a relação conflitante entre crença, ação e contexto, à luz do pensamento de Richardson (1996). Levando-se em conta as afirmações da maioria dos professores de que conhecem as ideias contidas nos PCN e de que com elas concordam, pode-se inferir que há algum tipo de influência dessas ideias sobre as crenças dos sujeitos pesquisados. Todavia, a afirmação da maior parte dos investigados de que não colocam em prática os PCN, as razões alegadas para tanto e a observação de aulas de alguns deles nos fizeram chegar à conclusão de que o documento não exerce influência na sua prática docente. Palavras-chave: crenças PCN ensino-aprendizagem de LÊ.

Abstract:
Não informado

Tipo do Trabalho:
Dissertação

Referência:
Araújo, José Neyardo Alves de. Crencas de Professores de Ensino Fundamental e Médio e os Parametros Curriculares Nacioanis: Uam Rel. 2008. Sem Numeração Dissertação (Mestrado Acadêmico ou Profissional em 2008) - Universidade Estadual do Ceará, , 2008. Disponível em: Acesso em: 2 de maio de 2024

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