Carregando ...
Visualização do Trabalho Acadêmico
Repositório Institucional - UECE
Título:
Politica de Ofrmacao de Professores e Inclusao Digital - o Uso do Software Livre

Autor(es):
Oliveira, Luisa Xavier de

Palavras Chaves:
Não informado

Ano de Publicação:
2008

Resumo:
Nos últimos anos, o debate sobre formação de professores tem sido efervescente, trazendo concepções acerca do professor e da atividade docente, marcadas pelas políticas públicas educacionais em curso. Aliada às discussões de formação docente, as tecnologias de informação e comunicação, se tornam objeto de estudo de pesquisadores em face de sua inserção nas instituições escolares. Nesse cenário, esta pesquisa apresenta, como objetivo geral, analisar a formação dos professores do ensino fundamental, das escolas públicas municipais beneficiadas com a instalação de Centros de Capacitação Tecnológico - Teleeducação (CCT-Ts), para o uso de software livre na prática pedagógica. Esse objetivo desdobrou-se nos seguintes objetivos específicos: identificar as políticas públicas municipais para uso das TICs e do software livre no Município de Tauá compreender o programa formativo desenvolvido nos CCT-Ts para o uso de software livre na prática pedagógica conhecer a trajetória formativa dos professores para o uso do softwure livre analisar se a formação dos professores para o uso do software livre está articulada com as necessidades de sua prática pedagógica e propor diretrizes para a formação de professores no uso de software livre direcionado à prática pedagógica. Baseada no paradigma interpretativo/naluralista/construtivista, a pesquisa circunscreveu-se à cidade de Tauá, Estado do Ceará. O caminho metodológico da pesquisa se utilizou da abordagem qualitativa, com intuito de integrar a realidade específica e a totalidade investigada. Empregou-se, como método de pesquisa, o estudo de caso múltiplo, em virtude da concentração da investigação em duas unidades escolares. Foram considerados instrumentos na coleta de dados: observação (pane descritiva e reflexiva), questionário, entrevista sem i-estruturadas, coleta de documentos e diário de campo. Em virtude da variedade de dados coletados, recorreu-se à triangulação. Nesta investigação, além de todo o percurso de análise da pesquisa, os dados foram transformados em códigos e analisados com o auxílio dos programas NUD^IST (dados qualitativos) e SPSS (dados quantitativos). Foi possível identificar o fato de que a formação de professores desta realidade, para o uso do software livre na prática pedagógica, encontra-secom lacunas em relação às suas possibilidades, implicando um longo e árduo caminho a ser percorrido em virtude das deficiências apresentadas pêlos próprios docentes, tendo como foco central a necessidade de apropriar-se dos fundamentos pedagógicos relacionados ao uso do software livre. Com vistas a aperfeiçoar a formação de professores para o uso do software livre, acredita-se que é necessário possibilitar uma política de formação de professores constituída por todos, valorizando a história um processo que seja, desde o início, participativo e envolva todos os profissionais, que vão pensar a melhor maneira de realizar a formação. Palavras-Chave: Formação de professores, Políticas Públicas, Software Livre.

Abstract:
Não informado

Tipo do Trabalho:
Dissertação

Referência:
Oliveira, Luisa Xavier de. Politica de Ofrmacao de Professores e Inclusao Digital - o Uso do Software Livre. . Sem Numeração Dissertação (Mestrado Acadêmico ou Profissional em ) - Universidade Estadual do Ceará, , . Disponível em: Acesso em: 7 de maio de 2024

Universidade Estadual do Ceará - UECE | Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação - DETIC
Política de Privacidade e Segurança
Build 1