Carregando ...
Visualização do Trabalho Acadêmico
Repositório Institucional - UECE
Título:
Programa de Formação Continuada Pró-Letramento: uma contribuição ao ensino da leitura

Autor(es):
Barros, Marcilene Gaspar

Palavras Chaves:
Não informado

Ano de Publicação:
2009

Resumo:
O presente estudo tem como finalidade analisar as contribuições do Programa de Formação Continuada Pró-Letramento para o ensino da leitura na primeira série do Ensino Fundamental da rede pública de ensino do município de Fortaleza-Ce. A concepção de leitura como atividade de interação, considerando, sobretudo, sua dimensão pragmática, promoveu um repensar acerca do ensino que possibilite ao aluno sua inserção em práticas sociais de uso da leitura, caracterizando, portanto, o letramento. O estudo das teorias de Soares (2005), Weisz e Sanchez (2004), Kleiman (1995), Rojo (1998), Silva ((2005). Teberosky e Colomer (2003) Kramer (2004) e Ferreiro (2005), entre outros, possibilitou um conhecimento teórico que serviu para a fundamentação de conceitos sobre leitura, letramento, alfabetização e ensino. Na prática, foi realizado um estudo de caso que buscou analisar as concepções teóricas dos professores, enfatizando algumas práticas educativas que permeiam o processo de aprendizagem da leitura, a partir da implantação do Pró- Letramento. Verificou-se que os estudos e reflexões acerca das capacidades de leitura propostas pelo programa para o trabalho nas séries iniciais, na perspectiva do letramento, promoveu mudanças, ainda que modestas, em muitas salas de aula. Palavras-chave: alfabetização, leitura, letramento e ensino.

Abstract:
Este trabalho não possui resumo em língua estrangeira.

Tipo do Trabalho:
TCC

Referência:
Barros, Marcilene Gaspar. Programa de Formação Continuada Pró-Letramento: uma contribuição ao ensino da leitura. 2008. 70 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em 2008) - Universidade Estadual do Ceará, , 2008. Disponível em: Acesso em: 2 de maio de 2024

Universidade Estadual do Ceará - UECE | Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação - DETIC
Política de Privacidade e Segurança
Build 1