Carregando ...
Visualização do Trabalho Acadêmico
Repositório Institucional - UECE
Título:
Gêneros textuais numa abordagem sócio-interacionista: aspectos didáticos

Autor(es):
Marques, Maria das Graças

Palavras Chaves:
Não informado

Ano de Publicação:
2008

Resumo:
Este trabalho tem como objetivo mostrar que o resultado obtido com os alunos é surpreendente quando os gêneros textuais são trabalhados em sala de aula numa perspectiva sócio-comunicativa. A ideia de trabalhar com essa temática surgiu face à dificuldade que os alunos dos cursos de graduação em Administração e Ciências Contábeis (de uma Faculdade particular de Fortaleza) tinham para expressar seus pensamentos, tanto de forma escrita como de forma oral. Tomando conhecimento de um trabalho com gêneros realizado pela Profa. Letícia Adriana Pires Teixeira, achei interessante o resultado e resolvi entrar no projeto no 1° semestre do ano de 2007. Nesse período, atividade chamada mini-Mercado, da qual participaram todos os alunos dos cursos acima citados. O trabalho consistia em formar uma empresa fictícia, com todos os documentos necessários para sua abertura. Os alunos foram informados que a partir daquele momento eles se articulariam entre si e com a coordenação dos cursos através de e-mails e outros gêneros textuais escritos para organizar a empresa e a realização de uma feira dos produtos dessas ''empresas'', os quais seriam negociados, visando lucro. A tarefa do segundo semestre do mesmo ano foi a elaboração de oito livros, compostos de cinco capítulos os quais continham gêneros textuais sugeridos pela professora. O embasamento teórico foi feito através das leituras de BacÏcthin, Dolz e Schwneuly e Marcusehi. O primeiro pelo despertar para o estudo dos gêneros, os dois outros pela proposta de trabalhar os gêneros na escola e o último por ser um brasileiro que também tem uma visão do estudo dos gêneros, voltado para a escola. A conclusão a que chegamos com esse trabalho foi a de que quando os gêneros textuais são trabalhados numa perspectiva objetiva e criativa, os alunos se sentem mais motivados a produzir textos e têm mais facilidade para expressarem seus pensamentos. Palavras-chave: Gêneros textuais; criatividade; motivação.

Abstract:
Ver documento original.

Tipo do Trabalho:
TCC

Referência:
Marques, Maria das Graças. Gêneros textuais numa abordagem sócio-interacionista: aspectos didáticos. 2008. 129 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em 2008) - Universidade Estadual do Ceará, , 2008. Disponível em: Acesso em: 10 de maio de 2024

Universidade Estadual do Ceará - UECE | Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação - DETIC
Política de Privacidade e Segurança
Build 1