Carregando ...
Visualização do Trabalho Acadêmico
Repositório Institucional - UECE
Título:
Concepção e validação de um modelo educativo interdisciplinar para o ensino de física térmica

Autor(es):
Guerra, Eder Paulus Moraes

Palavras Chaves:
Não informado

Ano de Publicação:
2008

Resumo:
Atualmente as preocupações dos educadores giram em torno de conceitos referentes à interdisciplinaridade, mudança conceitual e construtivismo. Aceita-se no meio educacional que o bom ensino deve ser construtivista, promover uma mudança conceitual e facilitar a aprendizagem significativa. Para isso faz-se necessário o desenvolvimento de ferramentas interativas de aprendizagem com o intuito de minimizar dificuldades encontradas na compreensão de conteúdos curriculares. Este trabalho tem como objetivo propor a concepção e validação de um modelo educativo interdisciplinar para o Ensino de Física Térmica. Por meio deste modelo desenvolvemos uma ferramenta computacional concebida e modelada usando preceitos da Engenharia de Requisitos e modelagem UML. Com o intuito de validar o ambiente computacional aqui proposto e ao mesmo tempo avaliar a metodologia de desenvolvimento deste software, realizou-se uma pesquisa de campo com alunos do Ensino Médio da rede pública estadual. Os dados coletados durante a pesquisa avaliaram aspectos referentes à interface e caracterização do software e o potencial pedagógico desta ferramenta para a aprendizagem. Foram aplicados questionários de avaliação com alunos e professores que utilizaram o sistema implementado, além da aplicação de testes que verificassem a contribuição no aprendizado dos alunos. Estes testes foram analisados através de critérios estatísticos com o universo das notas obtidas em uma turma de controle e outra experimental. Os resultados alcançados nesta pesquisa demonstram a viabilidade do uso desta ferramenta computacional voltada ao ensino de Física. Os dados apontam também que a analise de requisitos e a concepção pedagógica interdisciplinar que foram realizadas para a implementação deste modelo educativo tiveram papel fundamental na concepção de um software que reúne aspectos pedagógicos e técnicos de qualidade. Palavras-chave: física térmica, modelo educativo, construtivismo.

Abstract:

Ver documento original.


Tipo do Trabalho:
Dissertação

Referência:
Guerra, Eder Paulus Moraes. Concepção e validação de um modelo educativo interdisciplinar para o ensino de física térmica. 2008. 149 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico ou Profissional em 2008) - Universidade Estadual do Ceará, , 2008. Disponível em: Acesso em: 4 de maio de 2024

Universidade Estadual do Ceará - UECE | Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação - DETIC
Política de Privacidade e Segurança
Build 1