Oportunidades de negócios em indústrias criativas: uma visão prospectiva na cidade de Fortaleza
Autor(es):
Gomes, Evandro Cavalcante Ferreira
Palavras Chaves:
Não informado
Ano de Publicação:
2008
Resumo:
O presente trabalho contempla o estudo das Indústrias Criativas e o seu
potencial como opção para o empreendedorismo na cidade de Fortaleza, dentro de um
contexto sócio-econômico que apresenta continuamente menor dependência da
industrialização e das atividades urbanas tradicionais. Assim, verifica-se uma tendência
para o florescimento de uma economia diferenciada, ampliando as oportunidades para
novos empreendimentos nos segmentos das atividades criativas, pautadas em idéias,
no fluxo de bens simbólicos e de manifestações culturais. Sob a luz da Teoria Eclética
do Empreendedorismo e de amplo referencial teórico acerca da Economia Criativa, o
objetivo desta dissertação é apontar as oportunidades emergentes de negócios nos
segmentos das Indústrias Criativas de Fortaleza. A abordagem metodológica utilizada
para o desenvolvimento do presente estudo é o multimétodo. Inicialmente, é
implementada uma Survey junto a 150 profissionais vinculados ao setor criativo. Os
dados são analisados descritivamente e com auxílio de análise multivariada,
compreendendo uma análise fatorial. Complementarmente, é realizado um Grupo Focal
com a participação de representantes de diferentes setores das Indústrias Criativas,
cujo tratamento das informações obtidas se dá através da Análise de Conteúdo. O
Capital Humano e a Tecnologia se apresentam como os principais fatores
determinantes do empreendedorismo no segmento em questão. As oportunidades
econômicas também estão relacionadas à Tolerância, Flexibilidade Empresarial e às
Oportunidades de Emprego. Os resultados obtidos indicam boas chances para a
consolidação de novos negócios nos segmentos de Festivais, Shows e Eventos;
Tecnologia de Informação e Desenvolvimento de Softwares; Turismo Cultural; Áudio
Visual (Cinema, Multimídia, Rádio, Vídeo e Televisão); Jornalismo, Publicidade e
Propaganda; e Artes Visuais (Fotografia e Design). Entretanto, conclui-se que há uma
necessidade de políticas públicas que estimulem a atração e retenção da classe criativa
local, bem como a formatação de clusters criativos para consolidação dos negócios.
Palavras-Chave: Indústrias Criativas. Empreendedorismo. Economia Criativa.
Abstract:
This work intends the study of the Creative Industries and its potential as an
option for the entrepreneurship in the city of Fortaleza, in a socioeconomic context that
presents continually smaller dependence of the industrialization and of the traditional
urban activities. A tendency is verified for the flourishment of a differentiated economy
that increases the opportunities for new businesses in the segments of the creative
activities, based on ideas, in the flow of symbolic goods and cultural manifestations.
Under the Eclectic Theory of the Entrepreneurship and a wide theoretical reference
concerning the Creative Economy, the objective of this work is to point the emergent
businesses opportunities in the fields of Fortaleza´s Creative Industries. The
methodological approach used for the development of the present study is called
Multimethod. Initially, a Survey is implemented among 150 professionals related to the
creative section. The data are analyzed through Multivariate Analysis, in terms of
Factorial Analysis. Complementarly, a Focus Group is accomplished with the
participation of representatives of the Creatives Industries. The obtained speeches are
treated through the Content Analyses. In the research, Human Capital and Technology
come as the principal decisive factors of the entrepreneurship in creative areas. The
economical opportunities are also related to the Tolerance, Managerial Flexibility and to
the Employment Opportunities. The results show good chances for the consolidation of
new businesses in the segments of Festivals, Concerts and Events; Information
Technology and Software Development; Cultural Tourism; Visual Audio (Movies,
Multimedia, Radio, Video and Television); Journalism, Publicity and Advertising; and
Visual Arts (Photography and Design). Nevertheless, public policies are extremely
necessary to stimulate the attraction and retention of the local creative class, as well as
the creation of creative clusters for consolidation of the new businesses.
Keywords: Creative Industries. Entrepreneurship. Creative Economy.
Tipo do Trabalho:
Dissertação
Referência:
Gomes, Evandro Cavalcante Ferreira. Oportunidades de negócios em indústrias criativas: uma visão prospectiva na cidade de Fortaleza. 2008. 130 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico ou Profissional em 2008) - Universidade Estadual do Ceará, , 2008. Disponível em: Acesso em: 3 de maio de 2024
Universidade Estadual do Ceará - UECE | Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação - DETIC
Política de Privacidade e Segurança Build 1