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Visualização do Trabalho Acadêmico
Repositório Institucional - UECE
Título:
Oportunidades de negócios em indústrias criativas: uma visão prospectiva na cidade de Fortaleza

Autor(es):
Gomes, Evandro Cavalcante Ferreira

Palavras Chaves:
Não informado

Ano de Publicação:
2008

Resumo:
O presente trabalho contempla o estudo das Indústrias Criativas e o seu potencial como opção para o empreendedorismo na cidade de Fortaleza, dentro de um contexto sócio-econômico que apresenta continuamente menor dependência da industrialização e das atividades urbanas tradicionais. Assim, verifica-se uma tendência para o florescimento de uma economia diferenciada, ampliando as oportunidades para novos empreendimentos nos segmentos das atividades criativas, pautadas em idéias, no fluxo de bens simbólicos e de manifestações culturais. Sob a luz da Teoria Eclética do Empreendedorismo e de amplo referencial teórico acerca da Economia Criativa, o objetivo desta dissertação é apontar as oportunidades emergentes de negócios nos segmentos das Indústrias Criativas de Fortaleza. A abordagem metodológica utilizada para o desenvolvimento do presente estudo é o multimétodo. Inicialmente, é implementada uma Survey junto a 150 profissionais vinculados ao setor criativo. Os dados são analisados descritivamente e com auxílio de análise multivariada, compreendendo uma análise fatorial. Complementarmente, é realizado um Grupo Focal com a participação de representantes de diferentes setores das Indústrias Criativas, cujo tratamento das informações obtidas se dá através da Análise de Conteúdo. O Capital Humano e a Tecnologia se apresentam como os principais fatores determinantes do empreendedorismo no segmento em questão. As oportunidades econômicas também estão relacionadas à Tolerância, Flexibilidade Empresarial e às Oportunidades de Emprego. Os resultados obtidos indicam boas chances para a consolidação de novos negócios nos segmentos de Festivais, Shows e Eventos; Tecnologia de Informação e Desenvolvimento de Softwares; Turismo Cultural; Áudio Visual (Cinema, Multimídia, Rádio, Vídeo e Televisão); Jornalismo, Publicidade e Propaganda; e Artes Visuais (Fotografia e Design). Entretanto, conclui-se que há uma necessidade de políticas públicas que estimulem a atração e retenção da classe criativa local, bem como a formatação de clusters criativos para consolidação dos negócios. Palavras-Chave: Indústrias Criativas. Empreendedorismo. Economia Criativa.

Abstract:
This work intends the study of the Creative Industries and its potential as an option for the entrepreneurship in the city of Fortaleza, in a socioeconomic context that presents continually smaller dependence of the industrialization and of the traditional urban activities. A tendency is verified for the flourishment of a differentiated economy that increases the opportunities for new businesses in the segments of the creative activities, based on ideas, in the flow of symbolic goods and cultural manifestations. Under the Eclectic Theory of the Entrepreneurship and a wide theoretical reference concerning the Creative Economy, the objective of this work is to point the emergent businesses opportunities in the fields of Fortaleza´s Creative Industries. The methodological approach used for the development of the present study is called Multimethod. Initially, a Survey is implemented among 150 professionals related to the creative section. The data are analyzed through Multivariate Analysis, in terms of Factorial Analysis. Complementarly, a Focus Group is accomplished with the participation of representatives of the Creatives Industries. The obtained speeches are treated through the Content Analyses. In the research, Human Capital and Technology come as the principal decisive factors of the entrepreneurship in creative areas. The economical opportunities are also related to the Tolerance, Managerial Flexibility and to the Employment Opportunities. The results show good chances for the consolidation of new businesses in the segments of Festivals, Concerts and Events; Information Technology and Software Development; Cultural Tourism; Visual Audio (Movies, Multimedia, Radio, Video and Television); Journalism, Publicity and Advertising; and Visual Arts (Photography and Design). Nevertheless, public policies are extremely necessary to stimulate the attraction and retention of the local creative class, as well as the creation of creative clusters for consolidation of the new businesses. Keywords: Creative Industries. Entrepreneurship. Creative Economy. 

Tipo do Trabalho:
Dissertação

Referência:
Gomes, Evandro Cavalcante Ferreira. Oportunidades de negócios em indústrias criativas: uma visão prospectiva na cidade de Fortaleza. 2008. 130 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico ou Profissional em 2008) - Universidade Estadual do Ceará, , 2008. Disponível em: Acesso em: 3 de maio de 2024

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