Carregando ...
Visualização do Trabalho Acadêmico
Repositório Institucional - UECE
Título:
A criança hiperativa, o contexto social e a intervenção psicopedagógica

Autor(es):
Silva, Lúcia Maria Bezerra da

Palavras Chaves:
Não informado

Ano de Publicação:
2007

Resumo:
O presente trabalho se concentra especificamente na criança hiperativa. Tem-se como objetivo analisar a hiperatividade, o contexto social em que ela incide (família, escola, amigos) e a ação psicopedagógica. A experiência pessoal foi fundamental para escolha deste tema. Partiu-se, para a realização deste estudo das seguintes questões: o que é de fato hiperatividade? É possível diagnosticá-la precocemente? Como o contexto social, a família, os amigos e a escola influenciam na vida da criança hiperativa? Como a psicopedagogia pode ajudar a criança, a escola e a família da criança hiperativa? A formação do psicopedagogo o habilita a trabalhar no diagnóstico e na intervenção da hiperatividade? Empregou-se como metodologia a pesquisa qualitativa com base em estudo de caso e os procedimentos utilizados foram: análise de fontes bibliográficas e entrevista semi-estruturada com duas psicopedagogas. Conclui-se que embora haja um número significativo de publicações sobre o tema, não há nas mesmas, concordância quanto à etiologia (problema, dificuldade, distúrbio, transtorno), origem e formas de intervenção. No que se refere à avaliação precoce, existem controvérsias, a maior parte dos pesquisadores inclusive as psicopedagogas entrevistadas afirmam que o mesmo deve ocorrer a partir da segunda infância, podendo o profissional incorrer num diagnóstico inadequado quando este for realizado antes deste período. Verificou-se, no que se refere ao contexto social, que este influencia diretamente na qualidade de vida da criança hiperativa, pois a família, a escola e os amigos colaboram na estruturação das crenças, atitudes, suposições e pensamentos do hiperativo em relação a si mesmo, interferindo na formação do auto-conceito e na auto-estima deste, e, portanto, na sua auto-aceitação. Por último foi possível perceber que a formação em psicopedagogia realizada pelas entrevistadas não as preparou para trabalhar com as dificuldades de aprendizagem, sobretudo, com o TDAH na clínica. Palavras Chave: hiperatividade, contexto social.

Abstract:
Este trabalho não possui resumo em língua estrangeira.

Tipo do Trabalho:
TCC

Referência:
Silva, Lúcia Maria Bezerra da. A criança hiperativa, o contexto social e a intervenção psicopedagógica. 2007. 77 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em 2007) - Universidade Estadual do Ceará, , 2007. Disponível em: Acesso em: 12 de maio de 2024

Universidade Estadual do Ceará - UECE | Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação - DETIC
Política de Privacidade e Segurança
Build 1