Carregando ...
Visualização do Trabalho Acadêmico
Repositório Institucional - UECE
Título:
Escola Normal do Ceará: o ensino ativo e a arquitetura do palacete da Praça Figueira de Melo (1922-1934)

Autor(es):
Oliveira, Jacqueline Holanda Tomaz de

Palavras Chaves:
Não informado

Ano de Publicação:
2008

Resumo:
O presente trabalho é um estudo sobre a Escola Normal do Ceará e as relações entre a arquitetura escolar cearense e o estabelecimento da Escola Ativa no contexto da reforma educacional de 1922. Trata-se de uma pesquisa histórica, onde utilizamos como base metodológica, os procedimentos e conceitos da nova história, tais como sua abertura à interdisciplinaridade e a redefinição do conceito de fonte e de documento, tendo como eixo norteador os estudos sobre a educação e a arquitetura escolar no Brasil. Na pesquisa observamos que determinantes políticas e culturais, tais como: o entusiasmo educacional republicano e a chegada de novos métodos pedagógico, foram responsáveis por uma redefinição das ideias sobre educação. O estudo mostra que o ideário escolanovista, em seus primeiros anos sob o termo Escola Ativa, disseminou-se no Ceará de forma pioneira, tendo como marco, a construção do edifício da Escola Normal em 1923, destacando-se a dimensão simbólica da arquitetura, como parte do discurso subliminar que compõe o processo de formação do educando. Palavras-chave: Ensino Ativo; Escola Nova; Arquitetura Escolar; Escola Normal.

Abstract:
Ver documento original.

Tipo do Trabalho:
Dissertação

Referência:
Oliveira, Jacqueline Holanda Tomaz de. Escola Normal do Ceará: o ensino ativo e a arquitetura do palacete da Praça Figueira de Melo (1922-1934). 2008. 175 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico ou Profissional em 2008) - Universidade Estadual do Ceará, , 2008. Disponível em: Acesso em: 25 de abril de 2024

Universidade Estadual do Ceará - UECE | Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação - DETIC
Política de Privacidade e Segurança
Build 1