Carregando ...
Visualização do Trabalho Acadêmico
Repositório Institucional - UECE
Título:
Formacao Tecnologica do Professor: Uma Analise da Acao Politico-Pedagogica do Centro de Referencia D

Autor(es):
Quieroz, Maria Zilmar de

Palavras Chaves:
Não informado

Ano de Publicação:
2007

Resumo:
Essa investigação tem como objetivo avaliar o programa de formação continuada relacionado à informática educativa no Centro de Referência do Professor (CRP). Os objetivos específicos resumem-se em: analisar a formação continuada em informática educativa do CRP compreender, do ponto de vista dos professores, o processo de formação promovida no NTE do CRP analisar a política educacional de informática educativa no município de Fortaleza no período de 1999 a 2007. Consideraram-se como pressupostos teóricos as ideias de Valente (1998:2003) Levy (1998,2000): Moraes (1997) Papert (1994) Moran (2006) os quais permitiram urna reflexão crítica da inclusão das tecnologias na formação dos professores. Essa pesquisa foi norteada pela metodologia de análise qualitativa e teve como base um estudo de caso com uso das técnicas etnográficas, centradas na descrição de situações e acontecimentos relatados pêlos professores com o intuito de captar a visão de mundo e significados de sua consciência prática. Os instrumentos utilizados foram questionários e entrevistas. A análise evidenciou uma mudança no comportamento dos docentes quanto à procura pêlos cursos de capacitação tendo como pressupostos: os desafios presentes no cotidiano da docência (sala de aula/campo disciplinar) e a eficiência do processo formativo (CRP / campo da formação docente). A sociedade da informação e comunicação vem alterando o modo de vida de crianças e adolescentes e, consequentemente, a dinâmica da docência, redesenhada com a introdução de recursos tecnológicos. Nesse cenário de reconstrução, o estudo permitiu evidenciar que o trabalho do CRP, ao longo desses 7 (sete) anos tem contribuído para alicerçar a formação dos professores da Rede Municipal de ensino, preparando-os para trabalhar com as TICs. lavras-chave: Formação Docente, Política educacional e Tecnologias de Informação e Comunicação.

Abstract:
Não informado

Tipo do Trabalho:
Dissertação

Referência:
Quieroz, Maria Zilmar de. Formacao Tecnologica do Professor: Uma Analise da Acao Politico-Pedagogica do Centro de Referencia D. . Sem Numeração Dissertação (Mestrado Acadêmico ou Profissional em ) - Universidade Estadual do Ceará, , . Disponível em: Acesso em: 4 de maio de 2024

Universidade Estadual do Ceará - UECE | Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação - DETIC
Política de Privacidade e Segurança
Build 1