Carregando ...
Visualização do Trabalho Acadêmico
Repositório Institucional - UECE
Título:
Escola Primaria na Provincia do Ceara: Organizacao e Formacao Docente

Autor(es):
Feitosa, Adriana Madja dos Santos

Palavras Chaves:
Não informado

Ano de Publicação:
2008

Resumo:
Este é um estudo sobre currículo primário e formação docente. A investigação procura compreender a organização do ensino e a preparação docente no período, correspondente à segunda fase do Estado imperial brasileiro. A questão norteadora busca compreender as formas de organização do ensino primário, no Ceará dos anos oitocentos, e seus vínculos com os processos formativos dos professores. O trabalho recorre ao suporte teórico e metodológico da História Nova e do currículo fundamentado na abordagem crítica como referência à análise de documentos. Nesta pesquisa, foram selecionadas as seguintes fontes rimárias: leis educacionais, relatórios provinciais, ofícios de professores, artigos jornalísticos, junto aos acervos do Arquivo Público do Estado Ceará, Biblioteca Mene/.es Pimcntel e Instituto Histórico do Ceará e Núcleo de Estudos, Documentação e Difusão em Educação da Universidade Estadual do Ceará. De modo geral, é possível afirmar que, na segunda metade do século XIX, são observadas poucas inovações nos programas escolares primários cearenses em relação às escolas de primeiras letras. A análise dos documentos indica que nas aulas primárias elementares predominam os conhecimentos de leitura, escrita, aritmética ligião. E possível identificar estudos mais avançados de Gramática e das matérias de eografia e História Sagrada, na Aula Secundária de Fortaleza e em algumas aulas da capital e do interior da província. Na organização do ensino primário, são aplicados os Métodos Mútuo e o Simultâneo, que privilegiam a organização dos alunos em classes por nível de conhecimentos. E legítimo afirmar, a partir do exame dos documentos escolares, que os vínculos entre o ensino e modelo prático de preparação do professor estão nos conhecimentos exigidos e nos espaços escolares primários para a habilitação dos professores primários do período. PALAVRAS-CHAVK: História da escola primária cearense currículo formação docente.

Abstract:
Não informado

Tipo do Trabalho:
Dissertação

Referência:
Feitosa, Adriana Madja dos Santos. Escola Primaria na Provincia do Ceara: Organizacao e Formacao Docente. 2008. Sem Numeração Dissertação (Mestrado Acadêmico ou Profissional em 2008) - Universidade Estadual do Ceará, , 2008. Disponível em: Acesso em: 5 de maio de 2024

Universidade Estadual do Ceará - UECE | Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação - DETIC
Política de Privacidade e Segurança
Build 1