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Repositório Institucional - UECE
Título:
Planejamento Estrategico e Qualidade: a Experiencia do Instituto Dr.Jose Frota

Autor(es):
Lima, Maria Auxiliadora Cerdeira

Palavras Chaves:
Não informado

Ano de Publicação:
2004

Resumo:
O objeto deste estudo é o conhecimento da efetividade das ações de planejamento estratégico combinado com as iniciativas do programa de qualidade total no Instituto Dr José Frota, em Fortateza-CE, que foi selecionado como objeto de investigação, tendo como objetivo principal avaliaras mudanças ocorridas no hospital, como resultado do processo de planejamento estratégico e da implantação do programa de qualidade total, e como objetivos específicos identificar a metodologia de planejamento estratégico utilizada no IJF e os mecanismos de articulação entre o planejamento estratégico e a gestão da qualidade total, a sistemática de avaliação de resultados adotada nos programas estudados, a identificação dos indicadores da qualidade teórico-em pi ricos que foramutilizados no processo de avaliação, identificando também, através da percepção dos gestores e profissionais as mudanças ocorridas no hospital. Para a investigação, que se configurou como um estudo avalíativo foram utilizados procedimentos quanti-qualitativos, através de pesquisa documental, observação direta, aplicação de questionários e entrevistas. A análise dos dados foi feita com o auxilio do pacote estatístico QPHINX. Foi possível identificar que as metodologias de planejamento estratégico utilizadas foram eficazes no sentido de redirecionar as ações de curto, médio e longo prazo no IJF- Contudo, foram observadas deficiências no conhecimento acerca da identidade organizacional e no nível de participação e envolvimento dos funcionários, que comprometeram a compreensão das estratégias no plano operacional. Outras mudanças ocorridas na organização foram nos controles e procedimentos internos, sem grandes inovações, sendo difícil atribuí-las ao processo de planejamento estratégico. Por sua vez, o programa de qualidade total introduziumudanças significativas, particularmente, no planejamento das ações focadas no cliente, melhoria nos processos de trabalho, controle dos processos, melhoria nas formas de atendimento ao cliente e nas formas de comunicação. Fica, no entanto, evidenciada a necessidade de democratização do planejamento estratégico e do programa de qualidade total, para que eles se tornem mais efetivas como ferramentas de gestão. PALAVRAS CHAVE: Planejamento Estratégico. Qualidade Total. Avaliação.

Abstract:
Não informado

Tipo do Trabalho:
Dissertação

Referência:
Lima, Maria Auxiliadora Cerdeira. Planejamento Estrategico e Qualidade: a Experiencia do Instituto Dr.Jose Frota. 2004. Sem Numeração Dissertação (Mestrado Acadêmico ou Profissional em 2004) - Universidade Estadual do Ceará, , 2004. Disponível em: Acesso em: 9 de maio de 2024

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