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Visualização do Trabalho Acadêmico
Repositório Institucional - UECE
Título:
Cantiga do despertar: uma leitura benjaminiana sobre a criança na clínica psicanalítica

Autor(es):
Lima, Idenilza Barbosa Lima de

Palavras Chaves:
Não informado

Ano de Publicação:
2007

Resumo:
Este estudo objetivou apresentar os postulados freudianos sobre as vicissitudes do processo de subjetivação da criança que tem como palco a metrópole com suas histórias de construção e ruínas. Com esta finalidade, consideramos o pensamento de Walter Benjamin, que aborda o tema da infância na cidade, bem como o brincar, dispositivo clínico psicanalítico e modo com o qual a criança interroga o mundo. Para resgatar a atualidade desses pensamentos, psicanalítico e filosófico, contemplamos as composições de Chico Buarque porque as consideramos como um discurso escrito sobre o ambiente urbano no qual a criança se subjetiva. Como método de análise dessas composições foi utilizado a proposta de estudo de Walter Benjamin, notadamente, a análise do conteúdo linguístico e do conteúdo histórico-social, pois compreendermos que esse filósofo as fronteiras teóricas estão abertas aos vários campos do saber, dentre os quais destacamos a estética, fonte também privilegiada nas reflexões freudianas. A partir dessas análises, a conclusão é de que tanto os postulados freudianos quanto benjaminianos confrontam e interrogam os conceitos que temos sobre as crianças e que fundamentam a clínica pscicanalítica. Por conseguinte, propomos uma clínica na qual a aposta na criança, sujeito advir, comece por (re) conhecê-la não só como alegoria do lugar em que vive, mas também como alegorista capaz de juntar os cacos e os restos da cidade e expô-los na cena lúdica. Palavras-chave: Walter Benjamin, Chico Buarque, psicanálise, alegoria, subjetividade, infância.


Abstract:
Ver documento original.

Tipo do Trabalho:
Dissertação

Referência:
Lima, Idenilza Barbosa Lima de. Cantiga do despertar: uma leitura benjaminiana sobre a criança na clínica psicanalítica . 2007. 157 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico ou Profissional em 2007) - Universidade Estadual do Ceará, , 2007. Disponível em: Acesso em: 6 de maio de 2024

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