Carregando ...
Visualização do Trabalho Acadêmico
Repositório Institucional - UECE
Título:
Metodologia de ensino da produção textual

Autor(es):
Costa, Beatriz Ana Gonçalves

Palavras Chaves:
Não informado

Ano de Publicação:
2008

Resumo:
Esta pesquisa está centrada na análise do ensino da produção textual, para verificar o que os professores priorizam no ensino da escrita, se o processo ou o produto. Pretendemos verificar também que prioridades adotam na correção dessas produções, se falhas textuais ou gramaticais. Tendo como fundamentação teórica trabalhos de estudiosos tais como Calkins (1989), Kato (1987), Costa Val (2000), Vieira (2005), Ruiz (2001), Reinaldo (2001). Os sujeitos da pesquisa são 5 professores do Ensino Fundamental que lecionam nas 6ª e 7ª séries, escolhidos aleatoriamente. Os instrumentos foram um questionário com 5 perguntas e 5 produções  textuais corrigidas por esse professores, cedidas pelos alunos. Podemos constatar com essa pesquisa que os professores priorizam o ensino da escrita como produto, não havendo menção ao processo. E a ênfase na correção é para às falhas gramaticais. Ao analisar as redações corrigidas que estão em anexos, constatamos que os referidos professores priorizam em sua prática as correções das falhas gramaticais. Palavras-chave: produção textual, processo, critérios de avaliação.

Abstract:
Este trabalho não possui resumo em língua estrangeira.

Tipo do Trabalho:
TCC

Referência:
Costa, Beatriz Ana Gonçalves. Metodologia de ensino da produção textual. 2008. 45 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em 2008) - Universidade Estadual do Ceará, , 2008. Disponível em: Acesso em: 30 de abril de 2024

Universidade Estadual do Ceará - UECE | Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação - DETIC
Política de Privacidade e Segurança
Build 1