Carregando ...
Visualização do Trabalho Acadêmico
Repositório Institucional - UECE
Título:
A Psicopedagogia e Sua Contribuicao a Minimizacao do Fracasso Escolar

Autor(es):
Marques, Maria Rivaneide o

Palavras Chaves:
Não informado

Ano de Publicação:
2007

Resumo:
Este estudo monografico trata sobre a Psicopedagogia como um recurso para minimizacao do quadro de fracasso escolar na educacao brasielira. O mesmo se justifica pela necessidade de se compreender as causas do fracasso escolar e, principalmente, a busca de recursos para minimiza-lo, compreendendo o problema para alem da cultura de se buscar culpados, Os objetivos tracados para o desenvolvimento deste estudo sao: 1. Caracterizar a Psicopedagogia enquanto ciencia, em seu processo historico e suas contribuicoes para a educacao de um modo geral 2, apresentar um contexto conceitual da Psicopedagogia na educacao brasileira 3, demonstrar as causas do fracasso escolar sob diversas perspectivas 4, Expor algumas consideracoes acerca dos trabalhos em conjunto dos profissionais psicopedagogos e educadores como forma de iniciar uma busca de minimizacao desse problema. Para o desenvolvimento desse estudo, a metodologia utilizada foi a de analise bibliografica, procurando manter uma relacao dcialogica entr4e as ideias de diversos autores que tratam dos temas abordados. O mesmo se estrutura em tres capitulos, com sendo o primeiro, que trata da ciencia em seus aspectos conceituais e contextuais, inclusive como se originou e se desenvolveu no Brasilo segundo, que demonstra as causas do Fracasso Escolar, apresentando-se sob diversas oticas o problema. Ja o terceiro capitulo possui uma discussao sobre a constribuicao da Psicopedagogia como tentativa de minimizar esse problema, tanto no aspecto clinico como no institucional, e ainda algumas praticas de psicopedagogos e educadore, alem de discorrer sobre a luta contra o fracasso escolar como uma acao que busca a inclusao social e de educacional dos educandos. Os resultadcos apontam para o fato de a Paiscopedagogia, embora como uma ciencia nova, tem a transcisplinaridade como caracteristica principal para perceber o problema do fracassso escolar sob varias perspectivas o que lhe da mais credibilidade. O importante é que a luta contra o fracasso escolar saia da teoria e seja posta em pratica.

Abstract:
Não informado

Tipo do Trabalho:
Dissertação

Referência:
Marques, Maria Rivaneide o. A Psicopedagogia e Sua Contribuicao a Minimizacao do Fracasso Escolar. 2007. Sem Numeração Universidade Estadual do Ceará, , 2007. Disponível em: Acesso em: 10 de maio de 2024

Universidade Estadual do Ceará - UECE | Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação - DETIC
Política de Privacidade e Segurança
Build 1