Carregando ...
Visualização do Trabalho Acadêmico
Repositório Institucional - UECE
Título:
A Insercao do Texto Literario nas Aulas de E/Le Diretrizes para o Nucleo de Linguas Extrangeiras Da

Autor(es):
Souza, Leticia Joaquina de Catro

Palavras Chaves:
Não informado

Ano de Publicação:
2008

Resumo:
No presente studo, exploramos a pratica da inclusao de textos literarios nas aulas de espanhol como lingua estrangeira,dentro do contexto de ensino-aprendizagem doNucleo de Linguas Estrangeiras da UNiverisdade Estadual do CEara (UECE).Como base teorica valemo-nos dias contribuicoes de autores como Albaladejo (2004), Cosson (2006)eMendoza (2004),no que se refere a questao da inclusao de textos literarios na sala de aula de lingua espanhola como ferramentas para a formacao leitora eo Goodman (1990), Kato (1999), Kleiman (2004), dentre outros,para as teorias sobre o processo leitor e sobre o trabalho com as estrategias de leitura.Atraves de questionarios procuramos detectar as motivacoes e crencas dos alunos e professores sobre a leitura de textos literarios, as dificuldades dos docentes em incluir esse tipo de texto em suas aulas e as dificuldades dos alunos na recepcao dos textos literarios em lingua espahola.Outro objetivo do nosso estudo foi verificar se o Nucleo deLinguas Estrangeiras da UECE,possuia um modelo de tratament didatico para a inclusao de atividades como o texto literario.Nossa pesquisa constatou a ausencia de tal modelo. POr essa razao, apoiados ns contribuicoes teoricas que serviram de base para o nosso estudo e na analise dos dados obtidos atraves do questionario respondido por professores e alunos de lingua espanhola do Nucleo de LIngua Estrangeira, elaboramos algumas diretrizes que poderao servir de alicerce para a construcao de um modelo de tratamento didatico do texto literario, para o programa de extensao supracitado, centrado no depertar do prazer e no desenvolvimento de estrategias de leitura. Palavras-chave: texto literario, lingua espanhola, prazer estetico, estrategias de lietura.

Abstract:
Não informado

Tipo do Trabalho:
Dissertação

Referência:
Souza, Leticia Joaquina de Catro. A Insercao do Texto Literario nas Aulas de E/Le Diretrizes para o Nucleo de Linguas Extrangeiras Da. 2008. Sem Numeração Dissertação (Mestrado Acadêmico ou Profissional em 2008) - Universidade Estadual do Ceará, , 2008. Disponível em: Acesso em: 12 de maio de 2024

Universidade Estadual do Ceará - UECE | Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação - DETIC
Política de Privacidade e Segurança
Build 1