Carregando ...
Visualização do Trabalho Acadêmico
Repositório Institucional - UECE
Título:
A Gestao Democratica na Escola Publica Cearense

Autor(es):
Silva Junior, Ivan Queiroz e

Palavras Chaves:
Não informado

Ano de Publicação:
2008

Resumo:
A Política Educacional Brasileira adota, a partir de 1990, um novo método de administração da escola, a gestão colegiada. A comunidade escolar composta por segmentos da direção, professores, alunos, pais e membros da comunidade extra-escolar são conclamados a decidir coletivamente os rumos da educação na escola. O interesse por tal temática surgiu devido o contato do pesquisador com a realidade apresentada através do exercício profissional de coordenador de gestão da Escola de Ensino Fundamental e Médio Estado do Amazonas A pesquisa teve como objetivo geral a caracterização do modelo de gestão democrática vivido pela escola, especificamente no que tange a compreensão da gestão democrática só b a ótica da comunidade participante/ analisando a importância do Conselho Escola e do Plano de Desenvolvimento da Escola para o colegiado, bem como, o impacto da eleição de diretores e a formação do Núcleo Gestor. A pesquisa, de natureza qualitativa, teve como pública-lo, diretores professores, alunos, funcionários, pais e comunidade, da referida escola. O primeiro capitulo fundamenta o seu posicionamento teórico como a definição e objetivos da perspectiva pedagógica progressista, compreendida como principal pressuposto no exercício de toda pratica social transformadora pretendida pela gestão colegiada. Contempla-se, no segundo capitulo, os aspectos sócio-econômicos num contexto caracterizado pelas tendências gerais do capitalismo contemporâneo, intervenções e cooperação do Banco Mundial e globalização de agendas internacionais. Busca-se definir a função social desta instituição no cotidiano e na reflexão com a comunidade. No terceiro capitulo, finaliza-se o trabalho com a apresentação dos resultados correspondentes à questão da pesquisa em foco, visando efetuar um diagnostica da escola e esclarecer as indagações sobre gestão democrática na escola pública. Palavras-chave Política Educacional, Escola, Ensino.

Abstract:
Não informado

Tipo do Trabalho:
Dissertação

Referência:
Silva Junior, Ivan Queiroz e. A Gestao Democratica na Escola Publica Cearense. 2007. Sem Numeração Dissertação (Mestrado Acadêmico ou Profissional em 2007) - Universidade Estadual do Ceará, , 2007. Disponível em: Acesso em: 3 de maio de 2024

Universidade Estadual do Ceará - UECE | Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação - DETIC
Política de Privacidade e Segurança
Build 1