Aprendizagem de inglês mediada por bate-papo: estudo de caso sobre negociação de sentido
Autor(es):
Ferreira, José Jauro
Palavras Chaves:
Não informado
Ano de Publicação:
2007
Resumo:
Esta pesquisa apresenta um estudo de caso sobre a aquisição de línguas mediada por computador demonstrando a possibilidade de um falante não-nativo de língua inglesa aprender a língua alvo através de interações com um nativo pelo MSN Messenger. O estudo procura responder se é possível haver aprendizagem do segundo idioma através das negociações de sentido ocorridas no bate-papo. Objetivou-se no estudo constatar os momentos de aprendizagem do não nativo nas interações mediadas por computador. Conceitos de Aprendizagem de Línguas Mediada por Computador, Comunicação Mediada por Computador e Ensino de Línguas Baseado na Internet serviram de embasamento teórico, assim como o papel do input do nativo e as estratégias de comunicação usadas pelo não-nativo. Após a coleta e análise de 146 páginas de conversas de bate-papo gravadas, foram observados oito momentos de negociação de sentido em que o não-nativo demonstrou aprendizagem. Conclui-se, portanto, que mesmo o não-nativo possuindo um bom nível de LE, as interações via bate-papo simulando as conversas reais orais podem ser fonte de aprendizagem para os interlocutores aprendizes. Palavras-chave: aprendizagem, não-nativo, interações, bate-papo.
Abstract:
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Tipo do Trabalho:
TCC
Referência:
Ferreira, José Jauro. Aprendizagem de inglês mediada por bate-papo: estudo de caso sobre negociação de sentido. 2007. 43 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em 2007) - Universidade Estadual do Ceará, , 2007. Disponível em: Acesso em: 9 de maio de 2024
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