A leitura é uma atividade que envolve aspectos abrangentes do pensamento e da conduta humana. Não se trata de uma atitude passiva e mecânica, já que estabelece a comunicação entre diversas formas das relações sociais e contribui para a aquisição do conhecimento e da conscientização do indivíduo como ser atuante e transformador do meio em que vive. Este trabalho objetiva mostrar alunos à prática de leitura, utilizando como estratégias= principal o texto poético. Para a realização da experiência, foi selecionada a turma da 6ª série do ensino fundamental de uma escola pública de Fortaleza, composta de 26 alunos de idade entre 10 e 12 anos. Foram organizadas oficinas de leitura nas quais os alunos tiveram liberdade para escolher os livros de poemas de poetas consagrados da literatura brasileira. As leituras foram realizadas em salas de aulas, na biblioteca e na quadra esportiva da escola, em grupos e individualmente. Consequentemente, muitos alunos produziram poemas, os quais foram expostos em murais e no jornal da escola. Comprovou-se por meio deste trabalho que o resultado foi satisfatório visto que os alunos demonstraram interesse em realizar as atividades de forma lúdica e mostraram-se mais receptivos à leitura. Em virtude desse resultado, constatou-se que houve maior engajamento e interação entre professor e alunos, os quais foram muito importantes por despertar o interesse pela leitura de, também, outros gêneros. Palavras-chave: Leitura; alunos; poemas.
Abstract:
Este trabalho não possui resumo em língua estrangeira.
Tipo do Trabalho:
TCC
Referência:
Santos, Maria do Socorro Uchoa. Gênero poético: fonte para leituras e refelxões. 2008. 73 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em 2008) - Universidade Estadual do Ceará, , 2008. Disponível em: Acesso em: 7 de dezembro de 2024
Esse
Trabalho não possui arquivo digital
Universidade Estadual do Ceará - UECE | Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação - DETIC
Política de Privacidade e Segurança Build 1