Carregando ...
Visualização do Trabalho Acadêmico
Repositório Institucional - UECE
Título:
A polidez linguística em técnicas de dinâmicas de grupo para a sala de aula

Autor(es):
Paiva, Geórgia Maria Feitosa e

Palavras Chaves:
Não informado

Ano de Publicação:
2007

Resumo:
Durante uma situação comunicativa estamos lidando com duas formas básicas de polidez, denominadas como polidez positiva e polidez negativa (Brown & Levinson, 1987), que são intrínsecas à linguagem. Podemos observar que em qualquer tipo de interação estarão em diálogo estratégias de polidez positiva e negativa que facilitarão a concretização dos nossos objetivos comunicativos. Esta pesquisa procurou a averiguar como a polidez se manifesta em sala de aula e para tanto, foram escolhidas atividades desenvolvidas, em grupos grandes, como objeto de análise. O corpus linguístico foi composto por 10 técnicas de dinâmicas de grupo criadas para a utilização em sala de aula. A motivação para tal escolha deveu-se a três fatores: a grande utilização de tais técnicas no âmbito educacional; os objetivos de integração e facilitação do conhecimento; as características de polidez presentes na composição dos procedimentos. Deste modo, foi possível observar como e de que forma as técnicas de dinâmicas de grupo empregam a polidez em seu discurso. Os resultados mostraram que o facilitador tem um papel extremamente importante para a eficiência das técnicas, pois ele deve estar consciente das possíveis resistências e não participação das pessoas nas atividades, deve promover segurança para o grupo, evitar julgamentos e mostrar-se disposto a ajudar os outros. Sabendo-se que a natureza da maioria das técnicas tende a uma padronização do comportamento, é importante que o facilitador busque adequar a técnica escolhida à realidade da sua turma, evitando qualquer sensação de imposição, constrangimento e desqualificação dos membros do grupo. Agindo desta forma, as técnicas de dinâmicas de grupo pesquisadas mostram-se como instrumentos eficientes de facilitação do conhecimento e integração da turma, ao passo que qualquer tipo de ameaça a face é minimizado pela atitude do facilitador.

Abstract:
Este trabalho não possui resumo em língua estrangeira.

Tipo do Trabalho:
TCC

Referência:
Paiva, Geórgia Maria Feitosa e. A polidez linguística em técnicas de dinâmicas de grupo para a sala de aula. 2007. 74 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em 2007) - Universidade Estadual do Ceará, , 2007. Disponível em: Acesso em: 23 de abril de 2024

Universidade Estadual do Ceará - UECE | Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação - DETIC
Política de Privacidade e Segurança
Build 1