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Repositório Institucional - UECE
Título:
Infancia e Memoria: a Educacao da Crianca Cearense nas Primeiras Decadas do Seculo Xx

Autor(es):
Barroso, Raimunda Eliana Cordeiro

Palavras Chaves:
Não informado

Ano de Publicação:
2007

Resumo:
Esta pesquisa tem como objetivo construir um conhecimento sore a infancia cearense nas primeiras decadas do seculo XX, quando circulavam nos meios educacionais novas ideias sobre a educacao da crianca. Estas ideias tiveram sua origem no movimento internacional das Escolas Novas - iniciando na Europa e nos Estados Unidos. Tal movimento propunha o rompimento com uma educacao tradicional de carater intelectualista, centrada na figura do professor. Defendia uma pedagogia fundamentada em conhecimentos cientificos sobre a crianca, um ensino baseado na atividade do aluno que por sua vez deveria ocupar o centro do processo educativo. Enfim, uma educacao que se apoiava numa nova concepcao de infancia. No Brasil, esse novo ideario pedagogico foi propagado no primeiro periodo republicano, apos ter sido aplicado em varias partes do mundo. As novas atitudes em relacao a educacao da crianca foram veiculadas nacionalmente por educadores e intelectuais atraves de publicacoes cientificas ou de cunho didatico; por meio dos programas das Escolas Normais; como tambem atraves do ciclo de reformas educacionais nos estados brasileiros e no Distrito Federal, ocorrido na decada de 1920, tendo o Ceara como um dos pioneiros na sua implantacao. Reconhecendo a importancia da chegada dessas ideias e sua repercussao na ambiencia cultural cearense, nossa proposta foi tentar reconstituir o cotidiano de criancas que se submeteram a educacao formal em instituicoes escolares, ou mesmo em casa, nos primeiros decenios do seculo XX. Foi nosso interesse investiogar a influencia de ideias escolanovistas na educacao da infancia naquele periodo. Na busca desses objetivos enverredamos pelo caminho metodologico da historia oral. Confiamos a fonte da memoria o trabalho de nos trazer do passado uma historia que nao se encontra nos livros. Para tanto, contamos com a colaboracao de sete depoentes com idade entre 84 e 102 anos que se dispuseram a relatar suas historias de vida com enfase na fase da infancia. A partir dos relatos dessas pessoas "comuns", conseguimos desenhar, utilizando as cores da memoria, a imagem de uma infancia cujo cenario possuia caracteristicas rurais, no qual crianca e natureza se confundiam principalmente nos momentos de lazer. Nas narrativas ficou evidente a carencia de instituicoes de ensino, embora fossem contantes as promessas governamentais de melhoria na educacao. Apesar disso, outras alternativas foram encontradas para a educacao das criancas. Nesse campo predominava uma pedagogia tradicional, embora tracos de novidade fossem identificados nas escolas frequentadas pelos depoentes. Constatamos que aquelas ideias que atravessaram mares ate chegar entre nos e movimentaram o ambiente cultural cearense, pouco repercutiram no cotidiano escolar e domestico de nossas criancas. Apesar disso acreditamos que as iniciativas decorrentes destas, nao foram em vao e sim muito importantes na definicao de uma nova infancia, hoje centro gravitacional de varios campos da ciencia, como tambem de politicas educacionais. Palavras-chave: Infancia-Educacao; Escola Nova; Memoria; Historia oral de vida.

Abstract:
Não informado

Tipo do Trabalho:
TCC

Referência:
Barroso, Raimunda Eliana Cordeiro. Infancia e Memoria: a Educacao da Crianca Cearense nas Primeiras Decadas do Seculo Xx. 2007. Sem Numeração Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em 2007) – Universidade Estadual do Ceará, , 2007. Disponível em: Acesso em: 1 de maio de 2024

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