Carregando ...
Visualização do Trabalho Acadêmico
Repositório Institucional - UECE
Título:
Tudo que os professores queriam saber: por onde andará o desejo de aprender?

Autor(es):
Oliveira, Flávia Maria Campos de

Palavras Chaves:
Não informado

Ano de Publicação:
2007

Resumo:
Esta monografia analisa a importância da motivação do aluno no processo de aprendizagem, bem como a relação desta na formação de sujeitos resilientes. Apresenta alguns fatores que prejudicam a motivação e as características  de um sujeito resiliente. Esta pesquisa aponta também como a escola e professores podem favorecer para que os alunos desenvolvam ações mais motivadoras. Para entender a razão de alguns alunos demonstrarem empenho e satisfaçõo ao realizar as atividades, enquanto outros fazem o mínimo possível de investimento nas mesmas atividades, este trabalho fundamenta-se na visão de alguns teóricos que falam da cognição, da afetividade e do desejo. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, ilustrada com o histórico e observação de dois alunos: O primeiro com comportamento motivado e o segundo desmotivado. O levantamento histórico desses dois casos foi feito através de relatos de seus professores antigos e atuais. A principal hipótese deste trabalho é de que vários fatores interferem na motivação. Após o término desta pesquisa ficou constatado que a motivação pode ser intrínseca ou extrínseca, por isso alguns alunos dedicam-se a realização das atividades sem nenhuma razão óbvia, pois sua motivação é intrínseca. Enquanto outros precisam de fatores externos para sentir-se motivados, comprovando a hipótese levantada. Neste caso, a escola deve desempenhar o papel de promovedora através de estratégias e condutas que favoreçam a motivação. A pesquisa evidencia que as instituições de ensino desempenham um papel fundamental no favorecimento da motivação dos alunos bem como na construção de resiliência, entendida como a capacidade que o sujeito tem de se refazer diante das adversidades e resgatarem a motivação para o viver e o fazer.

Abstract:
Este trabalho não possui resumo em língua estrangeira.

Tipo do Trabalho:
TCC

Referência:
Oliveira, Flávia Maria Campos de. Tudo que os professores queriam saber: por onde andará o desejo de aprender?. 2007. 72 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em 2007) - Universidade Estadual do Ceará, , 2007. Disponível em: Acesso em: 28 de abril de 2024

Universidade Estadual do Ceará - UECE | Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação - DETIC
Política de Privacidade e Segurança
Build 1