Repositório Institucional - UECE
Título:
Planejamento Pedagogico no Ensino de Matematica: Concepcoes e Praticas

Autor(es):
Bezerra, Antonio Almir

Palavras Chaves:
Não informado

Ano de Publicação:
2007

Resumo:
O planejamento e um conjunto de açoes coordenadas entre si que concorrem para obtençao de certo resultado, que implica decidir sobre: o que pretendemos realizar; o que pretendemos fazer; como vamos fazer; o que e como devemos analisar a situaçao, a fim de verificar se objetivos foram atingidos. Infelizmente, ainda hoje, o ensino de Matematica continua sendo desenvolvido de forma tradicional, que prevalece a memorizaçao e aplicaçao de formulas em que e perceptivel a falta de planejamento, pois a dinamica das aulas continua a mesma. O estudo teve como objetivo identificar a concepçao que o professor de Matematica do Ensino Medio tem acerca do planejamento pedagogico. A metodologia utilizada foi uma pesquisa de campo com 20 professores de Matematica do Ensino Medio, sendo 15 professores do curso de Especializaçao de Ensino de Matematica oferecido pela Universidade Estadual do ceara e 05 professores de uma escola publica estadual de Fortaleza. Para a coleta de dados foram utilizados, documentos da escola, questionarios e entrevistas. Os dados analisados mostram que os professores de Matematica exteriorizaram suas decepçoes no tocante a uma falta de planejamento educacional, planejamento curricular de ensino (ja que nao os realizam de forma adequada) e mesmo sabendo da importancia de um planejamento continuam nao tomando atitudes que visem o melhoramento e aperfeiçoamento para o uso da pratica docente mais eficiente. O professor nao e um mero selecionador de conteudos, por isso, ha pouca ou nenhuma justificativa a falta de planejamento, visto que sempre encontramos professores que nao fazem da pratica do planejamento um ato de aprendizagem em seu cotidiano, mas simplesmente um ato formal e burocratico em pratica docente.

Abstract:
Não informado

Tipo do Trabalho:
Dissertação

Referência:
Bezerra, Antonio Almir. Planejamento Pedagogico no Ensino de Matematica: Concepcoes e Praticas. 2007. Sem Numeração Universidade Estadual do Ceará, , 2007. Disponível em: Acesso em: 9 de abril de 2025

Universidade Estadual do Ceará - UECE | Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação - DETIC
Política de Privacidade e Segurança
Build 1