Carregando ...
Visualização do Trabalho Acadêmico
Repositório Institucional - UECE
Título:
A Inclusao e o Papel do Professor de Apoio Pedagogico nas Escolas da Rede Municipal em Cascavel - C

Autor(es):
Sousa, Luciana Barbosa de

Palavras Chaves:
Não informado

Ano de Publicação:
2006

Resumo:
O presente estudo que tem como tema A Inclusao e o Papel do Professor de Apoio Pedagogico nas escolas da Rede Municipal em Cascavel- Ce, objetivou pesquisar as contribuicoes trazidas pelo trabalho da sala de apoio pedagogico no processo de inclusao, analisando as situacoes que contribuem e dificultam essa proposta, bem como incentivar a efetivacao de acoes transformadoras da realidade constada. Sendo a pesquisa de origem qualitativa, subclassificada sob a forma descritiva, utilizou-se para a coletas dos dados, as observacoes e entrevistas com questionamentos previamente elaborados caracterizando-se assim como um estudo de caso. No entanto, a pesquisa bibliografica que subsidiou essa analise ressalta a importancia n formacao dos educadores apontados como principais facilitadores da inclusao na comunidade escolar, tendo como base teorica os estudos de Sassaki (2005), Sanchez (2005), Magalhaes (1997), Fernandes (2002) e Silveira (2000). A hipotese principal deste estudo sustenta que os problemas da escola publica frente a inclusao , estao relacionados mais pelas condicoes de trabalho e de formacao dos educadores do que pelas limitacoes impostas pelas deficiencias dos alunos. Outra hipotese levantada, foi acerca da super valorizacao do trabalho da sala de poio pedagogico, que frente aos problemas enfrentados pela escola, traz muitas expectativas fazendo crer que nela esta a solucao para esses problemas. Portanto, conclui-se que o conceito de educacao inclusiva necessita ser mais trabalhado por todos da escola, uma vez que professores, nucleo gestor, demais funcionarios e comunidade, ja vem demonstrando flexibilidade e boa vontade em atuar na vida dos alunos de forma mais positiva

Abstract:
Não informado

Tipo do Trabalho:
Dissertação

Referência:
Sousa, Luciana Barbosa de. A Inclusao e o Papel do Professor de Apoio Pedagogico nas Escolas da Rede Municipal em Cascavel - C. 2006. Sem Numeração Universidade Estadual do Ceará, , 2006. Disponível em: Acesso em: 19 de maio de 2024

Universidade Estadual do Ceará - UECE | Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação - DETIC
Política de Privacidade e Segurança
Build 1