Carregando ...
Visualização do Trabalho Acadêmico
Repositório Institucional - UECE
Título:
Ciencias, Tecnologia e Sociedade na Pratica Pedagogica do Professor de Ciencias: o Hiato entre a For

Autor(es):
Nascimento, Valdriano Ferreira do

Palavras Chaves:
Não informado

Ano de Publicação:
2007

Resumo:
Esta dissertacao faz uma abordagem sobre a formacao de professores de Ciencias, tendo como objetivo invertigar a formacao de professores de Ciencias, discutindo a formacao dos professores no CECITEC - Centro de Educacao, Ciencias e Tecnologia da Regiao dos Inhamuns, vinculado a UECE - Universidade Estadual do Ceara, analisando, ainda, a pratica pedagogica desses professores e verificando indices de utilizacao de elementos que contempla a relacao CTS - Ciencias, Tecnologia e Sociedade. Esta invertigacao deu-se atraves de uma pesquisa qualitativa, com aplicacao de Estudo de Caso do tipo Etnografico, em duas escolas municipais da cidade de Taua - Ceara, no ensino fundamental de 5ª a 8ª Serie. As tecnicas utilizadas na coleta de dados foram: questionarios, relato de formacao e entrevistas semi-estruturadas com os professores, observacao em sala de aula e producao de textos livres pelos alunos. Os dados coletados subsidiaram a discussao sobre a formacao dos professores no CECITEC e a analise da pratica pedagogica dos professores, considerando o uso da CTS no processo de ensino e aprendizagem de Ciencias. Apos a analise dos resultados, percebeu-se que a formacao dos professores no CECITEC mostra-se ainda para a efetivacao adequada da proposta pedagogica envolvendo o uso articulado da Ciencia, Tecnologia e Sociedade no ensino de Ciencias. Em relacao a pratica pedagogica dos professores verificou-se que: primeiro, os professores nao tem clareza do significado do ensino com CTS, nao sabendo em que consiste a educacao CTS, enquanto eixo tematico central proposto para o ensino de Ciencias. A CTS e vista pelos professores apenas como recursos didaticos tecnologicos. Segundo, devido os professores nao conheceram a proposta de ensino com CTS, nao conseguem coloca-la em pratica, pois, durante a realizacao da pesquisa, nao se percebeu indicios suficientes de utilizacao da CTS na pratica pedagogica dos professores. Fica, portanto, evidenciado a necessidade de implantacao de programas de formacao continuada, no intuito de possibilitar a reflexao pelos professores sobre sua propria pratica pedagogica, embassando nas teorias criticas de formacao existentes, ensejando a ampliacao dos conhecimentos teorico-metodologicos destes professores, parta a efetivacao de uma pratica pedagogica de Ciencias, envolvendo adequadamente o uso da CTS, na formacao de sujeitos conscientes de seu exercicio pleno de cidadania.

Abstract:
Não informado

Tipo do Trabalho:
Dissertação

Referência:
Nascimento, Valdriano Ferreira do. Ciencias, Tecnologia e Sociedade na Pratica Pedagogica do Professor de Ciencias: o Hiato entre a For. 2007. Sem Numeração Dissertação (Mestrado Acadêmico ou Profissional em 2007) - Universidade Estadual do Ceará, , 2007. Disponível em: Acesso em: 6 de maio de 2024

Universidade Estadual do Ceará - UECE | Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação - DETIC
Política de Privacidade e Segurança
Build 1