O Ensino e a Aprendizagem de Funcoes do Tipo F(X) = Ax + B e Aplicacoes da Sequencia Fedathi
Autor(es):
Moreira, Mario Wedney de Lima
Palavras Chaves:
Não informado
Ano de Publicação:
2007
Resumo:
O objetivo deste trabalho e introduzir o conceito de funcao por meio da compreensao das variaveis dependentes e independentes, e do relacionamento entre elas. Fundamenta-se nos principios da Engenharia Didatica com eleboracao e aplicacao de uma sequencia de ensino e posterior analise dos dados coletados. Esta embasado na Teoria dos Registros de Representacao Semiotica de Raymond Duval. A sequencia de ensino orienta-se em um trabalho de Duval (1988) sobre a articulacao entre os registros graficos e algebrico. A sequencia foi aplicada com alunos do Ensino Medio de uma escola publica do municipio de Eusebio, regiao metropolitana da cidade de Fortaleza do estado do Ceara. Foram analisados os protocolos de cinco grupos, que participaram de todas as sessoes. Os resultados obtidos levam a concluir que houve uma evolucao por parte dos alunos, na apreensao do conceito de funcao, propiciado pela compreensao e relacionamento entre as variaveis e pelas devidas articulacoes entre os diferentes registros de representacoes da funcao.
Abstract:
Não informado
Tipo do Trabalho:
Dissertação
Referência:
Moreira, Mario Wedney de Lima. O Ensino e a Aprendizagem de Funcoes do Tipo F(X) = Ax + B e Aplicacoes da Sequencia Fedathi. 2007. Sem Numeração Universidade Estadual do Ceará, , 2007. Disponível em: Acesso em: 6 de maio de 2024
Esse
Trabalho não possui arquivo digital
Universidade Estadual do Ceará - UECE | Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação - DETIC
Política de Privacidade e Segurança Build 1