Carregando ...
Visualização do Trabalho Acadêmico
Repositório Institucional - UECE
Título:
Turismo no Ensino Fundamental

Autor(es):
Fernandes, Marcel Waline de Carvalho Ferraz

Palavras Chaves:
Não informado

Ano de Publicação:
2007

Resumo:
Esse estudo tem como foco reunir, analisar e interpretar informacoes sobre educacao, paramentros e diretrizes curriculares nacionais para o ensino fundamental, interdisciplinaridade, transdisciplinaridade e turismo como tema transversal no ensino para crianca. Recorre a pedagogia, a psicologia, a historia e a geagrafia, a fim de sistematizar informacoes para a construcao de um conhecimento. Objetiva investigar a existencia de um ensino de Turismo no Ensino Fundamental I, delineando o tipo de ensino de Turismo, identificando categorias de disciplinas que recebem o nome de Turismo e examinando os conteudos programaticos trabalhados quando da tentativa de ensinar Turismo. E uma pesquisa do tipo exploratoria e descritiva, em que se realizou o levantamento bibliografico, seguido de leituras direcionadas a efetiva familiazacao com o tema. Como tecnicas para a coleta dos dados, alia-se a Analise dos livros didaticos a aplicacao de Entrevistas orientadas por roteiro testado e as observacoes no Diario de Campo do Pesquisador. Verificou-se, nos documentos, nas entrevistas e na observacao da comunicacao nao ser clara, muitas vezes, a nocao de escola espaco-temporal, ou seja, nao apresentam como os temas de ambito local, no caso o Turismo, estao presentes naqueles de ambito universal e vice-versa, e como o espaco geografico materializa diferentes tempos. Nao ha nas obras pistas indicadoras da crianca ocupando a condicao de sujeito historico frente aos fatos historicos no tempo historico, real. Ha a distancia entre o ensinado nas series iniciais do Ensino Fundamental e o vivido na realidade do lugar turistico Fortaleza, a Unidade Geografica de Analise desta pesquisa. Constata-se que sao comuns os modismos que buscam sensibilizar as criancas para tematicas mais atuais, como o Turismo, sem uma preocupacao real de promover uma compreensao dos multiplos fatores que delas sao causas ou decorrencias, resultando em um nao entendimento do fenomeno social. Desenha-se um quadro de uma educacao forcada que parece nao ter como objetivo uma compreensao processual e critica dos varios fenomenos sociais circundantes locais, em especial o Turismo, transformados em aprendizagem de slogans. Conclui-se haver necessidade de uma reforma de mentalidades, alterando ideias que se transformam em acoes devastadoras em lugares turisticos.

Abstract:
Não informado

Tipo do Trabalho:
Dissertação

Referência:
Fernandes, Marcel Waline de Carvalho Ferraz. Turismo no Ensino Fundamental. 2007. Sem Numeração Dissertação (Mestrado Acadêmico ou Profissional em 2007) - Universidade Estadual do Ceará, , 2007. Disponível em: Acesso em: 29 de abril de 2024

Universidade Estadual do Ceará - UECE | Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação - DETIC
Política de Privacidade e Segurança
Build 1