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Repositório Institucional - UECE
Título:
Resolucao de Problemas Como Metodos na Aprendizagem da Matematica

Autor(es):
Vasconcelos, Ana Patricia Ferreira

Palavras Chaves:
Não informado

Ano de Publicação:
2007

Resumo:
O objetivo desta pesquisa foi verificar se a Resolucao de Problemas, como metodologia, poderia contribuir para o desenvolvimento do pensamento matematico em criancas de 4ª serie do ensino fundamental que apresentavam graves deficiencias na Matematica, advindas de series anteriores. Diversas pesquisas realizadas por autores renomados sobre o assunto (DANTE, 1997; POLYA, 1978; BRANCA, 1997) confirma e enfatizam que a Resolucao de Problemas como metodo de ensino e aprendizagem traz resultados positivos e satisfatorios para o aluno. A pesquisa esta vinculada a Teoria de Campos Conceituais (VERGNAUD, 1996), bem como nas diversas classificacoes de problemas das estruturas aditivas. Os alunos pesquisados tinham idade entre nove e doze anos e compunham a 4ª serie de uma escola publica na cidade de Fortaleza. A metodologia constou de um teste de sondagem inicial e um teste de analise comparativa, possuindo questoes de situacoes-problema, baseados nas estruturas aditivas. Nas atividades interventivas, estudamos a Matematica a partir do conhecimento trazido pelo aluno do seu cotidiano, elaborando problemas vivenciados por eles adequando-os ao conhecimento formal dos conteudos matematicos basilares, tais como: as operacoes aditivas, sua aplicacao e interpretacao em problemas e a compreensao, ordenacao e resolucao do sistema de numeros decimais. Os resultados indicam que houve um satisfatorio progresso no desempenho dos alunos, apos a comparacao do teste de sondagem inicial e o teste de analise comparativo. O primeiro teste demonstrou que a aprendizagem dos alunos em relacao a resolucao de problemas caracterizava-se pelo calculo mental e oral, possuindo poucos conhecimentos de adicao, bem como na resolucao das subtracoes. No teste de analise comparativa detectamos um largo progresso dos alunos, o que indicava a melhoria em relacao as dificuldades encontradas por eles no primeiro teste, indicando ainda, um crescimento conceitual dos alunos quanto a classificacao dos diferentes problemas aditivos. Concluimos com esta investigacao que os alunos da Escola Publica, moesmo possuindo deficiencias trazidas de series anteriores, conseguem superar essas deficiencias e adquirir conhecimentos. Esses conhecimentos sao mais facilmente assimilados se partirem do dia a dia do aluno, contextualizado e adequado aos problemas trabalhados em sala de aula. O estudo demonstrou a eficiencia que traz a Resolucao de Problemas como metodologia ao ensino da Matematica. Dessa forma, e viavel que os alunos aprendam Matematica tendo como metodo de aprendizado a Resolucao de Problemas, estimulando-a a investigacao, ao descobrimento e ao gosto pela Matematica, colocando em sua maos uma poderosa ferramenta para o pensamento matermatico, atraves da Resolucao de Problemas.Palavras-chave: Resolucao de Problemas, Estruturas Aditivas, Aprendizagem Matematica.

Abstract:
Não informado

Tipo do Trabalho:
Dissertação

Referência:
Vasconcelos, Ana Patricia Ferreira. Resolucao de Problemas Como Metodos na Aprendizagem da Matematica. 2007. Sem Numeração Universidade Estadual do Ceará, , 2007. Disponível em: Acesso em: 19 de maio de 2024

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