Carregando ...
Visualização do Trabalho Acadêmico
Repositório Institucional - UECE
Título:
O Proformacao sob a Perspectiva de Seus Egressos

Autor(es):
Alencar, Valeria Maria Arrais de

Palavras Chaves:
Não informado

Ano de Publicação:
2006

Resumo:
O trabalho apresenta resultado de pesquisa sobre a formacao a distancia de professores leigos. Os sujeitos investigados sao professores do municipio cearense de Granja egressos do Curso de Formacao de Professores em Exercicio/PROFORMACAO. O estudo foi orientado pelas questoes: qual a visao dos egressos do Proformacao sobre a formacao recebida e a repercussao em sua pratica pedagogica? O que sabem os egressos sobre a proposta do Proformacao? Quais os conhecimentos adquiridos durante a formacao? Que aprendizagens foram mais significativas? Quais as dificuldades encontradas durante o curso? A investigacao teve como objetivo analisar o que pensam os egressos do Proformacao do municipio cearense de Granja sobre a formacao vivenciada e sua repercussao na pratica profissional. Para tanto, buscou discutir a contribuicao da formacao inicial em servico e a distancia, no processo de profissionalizacao dos docentes leigos no Ceara e na melhoria da qualidade de ensino; conhecer a proposta formativa do Proformacao e a visao de seus egressos sobre a formacao recebida, as dificuldades enfrentadas no processo e as aprendizagens mais significativas; avaliar a repercussao do Proformacao na pratica pedagogica dos egressos, refletindo sobre sua repercussao na melhoria do ensino. Em termos metodologicos, a investigacao apoiou-se no metodo do estudo de caso qualitativo. Os dados foram coletados atraves de entrevistas semi-estruturadas e da analise documental. A visao dos egressos sobre a formacao recebida, as aprendizagens mais significativas e aspectos do conhecimento adquirido durante o curso foram abordados, cabendo assinalar que houve mudancas importantes na docencia dos professores, tanto em relacao aos saberes curriculares quanto aos saberes profissionais. Os professores reconhecem a importancia na formacao teorica como tambem da formacao pratica e tecnica. Constata-se que o Programa atendeu aos propositos dos professores cursistas, que declaram que a Proformacao mudaou suas vidas, melhorou sua auto-estima; possibilitou ampliar o repertorio de conhecimento, gerou uma motivacao diferente em relacao ao seu trabalho, ofereceu subsidio pratico para a sua atuacao em sala de aula, construiu uma referencia de profissionalidade.Palavras-chave: Proformacao, Professor leigo, Pratica pedagogica.

Abstract:
Não informado

Tipo do Trabalho:
Dissertação

Referência:
Alencar, Valeria Maria Arrais de. O Proformacao sob a Perspectiva de Seus Egressos. 2006. Sem Numeração Dissertação (Mestrado Acadêmico ou Profissional em 2006) - Universidade Estadual do Ceará, , 2006. Disponível em: Acesso em: 3 de maio de 2024

Universidade Estadual do Ceará - UECE | Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação - DETIC
Política de Privacidade e Segurança
Build 1