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Visualização do Trabalho Acadêmico
Repositório Institucional - UECE
Título:
A Pratica da Gestao Participativa nas Escolas da Rede Publica de Ensino do Municipio de Fortaleza: O

Autor(es):
Lobo, Maria Eliane Alves

Palavras Chaves:
Não informado

Ano de Publicação:
2006

Resumo:
Esta dissertacao trata do tema da gestao participativa na organizacao escolar, a luz da Teoria Organizaional, Gestao Participativa e Educacao, como embasamento teorico que deu suporte a pesquisa empirica. Essa analise parte de uma concepcao do modelo de gestao escolar preconizado na lei federal n.9.394, na Constituicao Estadual do Ceara, na Lei Organica do Municipio de Fortaleza, no eixo da reforma administrativa da prefeitura de Fortaleza, nas capacitacoes dos gestores e nos principios filosoficos da educacao e da gestao escolar para o seculo XXI. Diante dos pressupostos e do pano de fundo das mudancas institucionais e das abordagens gerenciais, questiona-se como a pratica da gestao participativa e percebida por seus usuarios: estudantes, professores, funcionarios, especialistas, pais e pelos proprios gestores. A pesquisa empirica de natureza qualitativa buscou construir um estudo de caso multiplo com conjunto de 12 (doze) escolas, entrevistando, observando a dinamica de seu cotidiano, aplicando questionarios e utilizando formularios especificos aos diferentes segmentos, no total de 682 (seiscentos e oitenta e dois) participantes. Os procedimentos de levantamento e analise de dados foram qualitativos utilizando tambem recursos estatisticos elementares na tabulacao dos dados primarios, constituindo o banco de dados da pesquisa , objetivando: analisar a percepcao dos usuarios das escolas publicas municipais da SER II sobre a pratica da gestao participativa. Objetivos segundarios foram tambem alcancados: conhecer as principais realizacoes da gestao escolar na pratica, verificar os procedimentos efetivos na dinamica da relacao escola-comunidade e identificar os graus de participacao dos diversos segmentos componentes da comunidade escolar. Os resultados alcancados confirmaram o pressuposto: a gestao participativa ainda e um modelo em aprendizagem a ser aperfeicoado na pratica.

Abstract:
Não informado

Tipo do Trabalho:
Dissertação

Referência:
Lobo, Maria Eliane Alves. A Pratica da Gestao Participativa nas Escolas da Rede Publica de Ensino do Municipio de Fortaleza: O. 2007. Sem Numeração Dissertação (Mestrado Acadêmico ou Profissional em 2007) - Universidade Estadual do Ceará, , 2007. Disponível em: Acesso em: 28 de abril de 2024

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