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Repositório Institucional - UECE
Título:
Perfil Funcional de Criancas com Paralisia Cerebral em Uma Instituicao de Fortaleza - Ceara, 2006

Autor(es):
Brasileiro, Ismenia de Carvalho

Palavras Chaves:
Não informado

Ano de Publicação:
2007

Resumo:
A paralisia cerebral esta entre as deficiencias mais comuns em nosso maio, que ocasionam incapacidade motora na crianca acometida. O presente estudo teve como objetivo analisar o perfil funcional de criancas com paralisia cerebral em acompanhamento em um nucleo de tratamento e estimulacao precoce de Fortaleza, Ceara. O estudo descritivo foi desenvolvido de maio a setembro de 2006, com 32 criancas com paralisia cerebral, de comprometimento leve e moderado, assiduos ao tratamento fisioterapeutico. Utilizamos um instrumento de avaliacao em conformidade com a Classificacao Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saude (CIF). Foram descritos os dados socio-demograficos, neonatais e clinicos da crianca, e realizado um levantamento especifico de suas funcoes e estruturas corporeas, sua capacidade e desempenho para executar tarefas e participacao em atividades de vida diaria, alem da interferencia de fatores contextuais ambientais na funcionalidade dessas criancas. Os dados foram agrupados pelo programa Statistical Package of Social of Science (SPSS). A analise e interpretacao das informacoes coletadas apontaram para o seguinte perfil: a media da faixa etaria das criancas foi de 5,37 anos e o sexo masculino foi predominante. Quade todas as criancas frequentavam a rede regular de ensino. A renda mensal media das familias foi de dois salarios minimos, sendo que grande parte recebia apoio financeiro do governo federal e a grande maioria residi em zonas suburbanas da capital cearense. Cerca de 50% das criancas em estudo nasceu de parto normal, 32,2% a termo e 59,4% de baixo peso e 78,6% sofreram intercorrencias neonatais importantes. Cerca de 87,5% apresentou paralisia cerebral espastica e 16 das criancas apresentaram comprometimento leve. Um terco do total foi submetido a tratamento cirurgico e grande parte a aplicacao de toxina botulinica. A avaliacao funcional, segundo criterios da CIF, revelou que as funcoes mentais do grupo em estudo encontravam-se alteradas de modo leve a moderado na cognicao, atencao, coordenacao motora, percepcao, pensamento, afetividade. Sistema Visual, vestibular, tatil e propriocepcao foram as funcoes sensoriais mais afetadas. Deficits nas funcoes da voz e da fala, sistema digestivo e respiratorio tambem foram evidenciados, constituindo os problemas adjacentes da paralisia cerebral. Alteracoes na mobilidade articular, principalmente em regioes inferiores e extremidades corporeas, foram observadas. Deficits nos graus de forca foram apontados como proporcionais as alteracoes tonicas e de resistencia muscular. As respostas ao movimento estiveram preservadas, demonstrando que o controle motor e possivel, desde que as criancas sejam acompanhadas em servicos de reabilitacao e submetidas a intervencoes em domicilio. Os maiores comprometimentos estruturais foram encontrados nas extremidades, em membros inferiores e em estruturas muscilo-esqueleticas e ligamentares. O impacto da disfuncao motora nas atividades de vida diaria do grupo em estudo foi significativo, como o brincar e o comunicar-se pela fala. Os deficits de aprendizagem foram apontados e poderao ser explorados em estudos posteriores. Mudar a posicao do corpo e realizar auto-transferencia foram atividades desempenhadas com dificuldade. As barreiras arquitetonicas foram fatores intervenientes, principalmente em ambientais externos. As criancas estudadas demonstraram ter boas relacoes sociais, mas a situacao financeira interferir no lazer e na recreacao satisfatorios. A acessibilidade aos ambientes externos esteve diretamente relacionadasd ao nivel de independencia motora da crianca. Os proprios domicilios nao eram, em sua maioria, pertinentes ao uso. Concluimos que o uso da CIF mostrou-se adequado para descrever o perfil de funcionalidade de criancas com paralisia cerebral, embora tenha sido necessario acrescentar muitos dados a taxonomia, em decorrencia da pluralidade da disfuncao. Acredita-se que a possibilidade de compreender a paralisia cerebral, alem dos problemas intrinsecos, amplia os horizontes na busca por tratamentos eficazes e na atencao ao desenvolvimento pleno da crianca.Palavras-chave: Paralisia Cerebral, Deficiencia, Incapacidade, Funcionalidade.

Abstract:
Não informado

Tipo do Trabalho:
Dissertação

Referência:
Brasileiro, Ismenia de Carvalho. Perfil Funcional de Criancas com Paralisia Cerebral em Uma Instituicao de Fortaleza - Ceara, 2006. 2007. Sem Numeração Dissertação (Mestrado Acadêmico ou Profissional em 2007) - Universidade Estadual do Ceará, , 2007. Disponível em: Acesso em: 6 de maio de 2024

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