Carregando ...
Visualização do Trabalho Acadêmico
Repositório Institucional - UECE
Título:
SAPECA: estudo e aplicação de um processo automático para o auxílio no desenvolvimento da escrita infantil

Autor(es):
Wanderley, Renata Prado

Palavras Chaves:
Não informado

Ano de Publicação:
2006

Resumo:
Nos primórdios do uso educacional de computadores, o software educativo era raro. Atualmente encontram-se inúmeros softwares educativos disponíveis no mercado. No entanto, apesar da aparente profusão de programas educativos, a possibilidade de escolha é limitada quando relacionadas à Educação Infantil, principalmente no campo da escrita. Assim, esta dissertação apresenta os resultados do desenvolvimento e avaliação do Programa SAPECA (Software de Aprendizagem e Prática da Escrita e Caligrafia) em crianças de 2 a 6 anos no campo educacional da escrita. Desenvolvido por uma equipe de investigadores acadêmicos e aplicado a um universo representativo para a análise, o SAPECA possui dois módulos (Módulo Aluno e Módulo Professor) e foi aplicado em um conjunto de alunos de diferentes turmas da Escola Irmã Maria Montenegro e da Escola CNEC de Cascavel, ambas no Estado do Ceará. Utilizando uma ferramenta não tão usual nas salas de aula que é a mesa digitalizadora, o SAPECA proporciona a prática da escrita cursiva e fornece meios para que o educador modele as aulas no computador de acordo com o conteúdo dado no momento, além de poder gravar sua voz, escolher as imagens do cotidiano da criança e registrar sua caligrafia para ficar armazenada no banco de dados do programa. O SAPECA possibilita ao educando a aprendizagem e o treino dos vários tipos de letras e amplia sua construção do conhecimento da escrita. Utilizando uma metodologia construtivista e fônica, a criança pode comparar o que ela literalmente escreveu com a escrita convencional que se apresenta na tela e no seu dia a dia. Palavras-chave: Educação inantil; escrita; software educativo; ambiente tecnológico educativo.

Abstract:
Ver documento original.

Tipo do Trabalho:
Dissertação

Referência:
Wanderley, Renata Prado. SAPECA: estudo e aplicação de um processo automático para o auxílio no desenvolvimento da escrita infantil. 2006. 150 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico ou Profissional em 2006) - Universidade Estadual do Ceará, , 2006. Disponível em: Acesso em: 19 de maio de 2024

Universidade Estadual do Ceará - UECE | Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação - DETIC
Política de Privacidade e Segurança
Build 1