Carregando ...
Visualização do Trabalho Acadêmico
Repositório Institucional - UECE
Título:
Estilos de Aprendizagem e Estrategias Cognitivas: em Busca de Maior Autonomia na Aprendizagem de Li

Autor(es):
Cardoso, Lídia Amélia de Barros

Palavras Chaves:
Não informado

Ano de Publicação:
2007

Resumo:
Esta dissertacao analisa a aprendizagem de portugues como lingua estrageira de um grupo de sete alunos de graduacao americanos. A pesquisa identificou, nos alunos participantes, seus estilos de aprendizagem a partir da aplicacao do Indice de Estilos de Aprendizagem(IEA),proposto por Richard Felder(1998),e suas estrategias cognitivas com base no Inventario de Estrategias de Aprendizagem de Linguas (IEAL) de Rebeca Oxford(1990).A hipotese levantada foi que a partir da elaboracao de procedimentos metodologicos que acomodem os estilos de aprendizagem e oportunizem o desenvolvimento de estrategias cognitivas, o desenvolvimento das habilidades linguiticas e competencias comunicativas necessarias ao aprendizado de lingua estrangeira implicaria em melhor proficiencia e uma apredizagem mais autonoma. A analise dos resultados constatou que 86% do grupo obtiveram melhor proficiencia e maior autonomia no apredizado. A evidencia obtida e a que os alunos que utilizam um numero maior de estrategias e aqueles que desenvolvem as proprias estrategias atingiram melhor proficiencia.A principal implicacao pedagogica e a de que o desenvolvimento das estrategias de aprendizagem deve ser considerado um fator fundamental no aprendizado de LE.

Abstract:
Não informado

Tipo do Trabalho:
Dissertação

Referência:
Cardoso, Lídia Amélia de Barros. Estilos de Aprendizagem e Estrategias Cognitivas: em Busca de Maior Autonomia na Aprendizagem de Li. 2007. Sem Numeração Dissertação (Mestrado Acadêmico ou Profissional em 2007) - Universidade Estadual do Ceará, , 2007. Disponível em: Acesso em: 2 de maio de 2024

Universidade Estadual do Ceará - UECE | Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação - DETIC
Política de Privacidade e Segurança
Build 1