Carregando ...
Visualização do Trabalho Acadêmico
Repositório Institucional - UECE
Título:
As Relacoes Interpessoais em Encontros de Servico: Uma Abordagem a Luz da Teoria das Trocas Sociais

Autor(es):
Mazza, Adriana Carla Avelino

Palavras Chaves:
Não informado

Ano de Publicação:
2007

Resumo:
Diante do fortalecimento da abordagem de relacionamento na disciplina de marketing, pesquisadores comecaram a alertar para o fato de que o uso inadequado deste termo pode acabar por confundir os relacionamentos comerciais com relacionamentos socialmente construidos. Desta forma, torna-se necessario buscar um conceito proprio para o relacionamento que acontece em ambiente comercial. Neste sentido este trabalho tem por objetivo geral: descrever como provedores de serviço e seus clientes percebem o desenvolvimento de seus relacionamentos comerciais, a luz da Teoria das Trocas Sociais. A Teoria das Trocas Sociais estuda relacionamentos partindo de uma perspectiva longitudinal, o que favorece a compreensao da formacao de relacionamentos desde sua iniciacao ate uma possivel finalizacao. Esta pesquisa utiliza uma abordagem metodologica qualitativa considerando o estudo do mundo empirico de um ponto de vista exploratorio. A tecnica de coleta de dados adotada foi a entrevista qualitativa, material sobre o qual se realizou uma analise de conteudo. Neste processo, o programa Atlas/ti 5.0 foi utilizado para armazenar, gerenciar, codificar e associar dados. O segmento de saloes de b eleza foi escolhido como campo empirico devido as caracteristicas proprias deste tipo de servico, adequadas ao estudo do desenvolvimento de relacionamentos. A identificacao da amostra se deu por conveniencia, onde sido entrevistas 10 diades. Como resultado da pesquisa empirica, foi possivel perceber que a ideia de troca esta presente nas relacoes comerciais desde as interaçoes puramente transacionais, ate os relacionamentos propriamente ditos. Que relacionamentos comerciais, sao precedidos pela prestacao de um servico e motivados pela antecipacao de resultados favoraveis. Sao desenvolvidos atraves de trocas mutuas de beneficios de diversas naturezas e mantidos devido a satisfacao com as interacoes compartilhadas ao longo do tempo, onde se estabelece uma relacao de confianca e fidelidade e, atraves das quais sao formados lacos sociais. Podem ser finalizados se a relacao custo/beneficio se tornar insatisfatoria para uma das partes e geralmente limitam-se ao ambiente onde ocorre a prestacao do servico. Assim, este tipo de relacionamento tem caracteristicas proprias, conferidas pelo carater instrumental das relacoes de negocios.

Abstract:
Não informado

Tipo do Trabalho:
Dissertação

Referência:
Mazza, Adriana Carla Avelino. As Relacoes Interpessoais em Encontros de Servico: Uma Abordagem a Luz da Teoria das Trocas Sociais. 2007. Sem Numeração Dissertação (Mestrado Acadêmico ou Profissional em 2007) - Universidade Estadual do Ceará, , 2007. Disponível em: Acesso em: 25 de abril de 2024

Universidade Estadual do Ceará - UECE | Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação - DETIC
Política de Privacidade e Segurança
Build 1