Carregando ...
Visualização do Trabalho Acadêmico
Repositório Institucional - UECE
Título:
A formação do educador a distância: o caso do proformação em Redenção - Ceará

Autor(es):
Bandeira, Maria José

Palavras Chaves:
Não informado

Ano de Publicação:
2007

Resumo:
Este trabalho enfoca reflexos, na prática docente do programa de formação de professores em exercício (PROFORMAÇÃO), na modalidade de educação a distância. Os sujeitos investigados foram professores de duas escolas do município de Redenção do Estado do Ceará. As questões que nortearam a investigação enfocaram os seguintes aspectos: A postura do professor cursista mudou dentro da sala de aula? Estão aplicando inovações pedagógicas? Foi possível elevar o nível de conhecimento e da competência profissional dos docentes em exercício? Qual impacto, o programa provocou? Faz-se uma avaliação ou acompanhamento para saber se o programa surtiu efeito no processo do ensino-aprendizagem? A investigação teve como objetivo saber ate que ponto o curso foi importante para a formação docente, o que despertou no profissional e a transferência do aprendizado para a prática.Para tanto buscou discutir as políticas de educação à distância, trajetória e suas tecnologias, o impacto do PROFORMAÇÃO na educação em Redenção. Em termos metodológicos, a pesquisa apoio-se no método de estudo de caso qualitativo e comparativo entre dois grupos de professores, com o grupo X beneficiado com o programa e o grupo Y, não o foi. Os dados foram coletados pelo estudo bibliográfico e documentação básica do programa, observações em sala de aula e depoimentos (entrevista escrita) dos professores. A pesquisa analisou os pontos divergentes e convergentes entre os dois grupos de professores e ocupou-se de suas atitudes, focalizando o discurso e a prática vivenciada no cotidiano escolar.Verificou-se que o PROFORMAÇÃO contribuiu para a melhoria da qualidade dos profissionais que participaram, com influência nas suas atividades de ensino. Para os professores que concluíram o curso, o Programa garantiu não apenas uma diplomação em nível médio, mas a certeza da apreensão e incorporação de novos conhecimentos e atitudes, a elevação da auto-estima e gerou uma motivação diferente em relação ao trabalho, além de oferecer subsidio prático para sua atuação em sala de aula. O programa foi bem sucedido tanto sob a perspectiva da formação de professores, ao ter contribuído na melhoria do processo ensino-aprendizagem como pelo uso de metodologias de educação a distância aplicadas no processo. Palavras-chave: Formação do Educador, PROFORMAÇÃO, Educação a Distância.

Abstract:

Ver documento original.


Tipo do Trabalho:
Dissertação

Referência:
Bandeira, Maria José. A formação do educador a distância: o caso do proformação em Redenção - Ceará. 2007. 126 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico ou Profissional em 2007) - Universidade Estadual do Ceará, , 2007. Disponível em: Acesso em: 30 de abril de 2024

Universidade Estadual do Ceará - UECE | Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação - DETIC
Política de Privacidade e Segurança
Build 1