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Visualização do Trabalho Acadêmico
Repositório Institucional - UECE
Título:
Design de objetos de aprendizagem com bases na engenharia de software educativo e no design de interação

Autor(es):
Dessimone, Teresa Cristina Gurgel

Palavras Chaves:
Não informado

Ano de Publicação:
2006

Resumo:
Este trabalho apresenta uma analise aprofundada e um planejamento em torno do design de objetos de aprendizagem e define atividades integradas e interativas através das quais um usuário pode concretizar o design de objetos de aprendizagem. A abordagem metodológica aqui utilizada baseia-se na Engenharia de Software Educativo e no Design Interativo de produtos tecnológicos. A proposta apresentada denomina-se DOA (Design de Objetos de Aprendizagem) e engloba técnicas e métodos e especifica os aspectos de produção de Objeto de Aprendizagem (OAs), considerando um processo com atividades interativas.O DOA oferece indicativos de organização de atividades que vão desde a análise de conteúdos educativos a serem modelados como OAs, até a especificação de metadados que serão agregados aos mesmos, segundo uma padronização de metadados que os enceram. No caso desta proposta foi feito uma mixagem dos metadados propostos pelo Projeto RIVED (Redes Internacional Virtual de Educação), e pelo ENREDO (Environement et Reseau pour l' Ensegnement À Distance et Ouvert), sendo ambos fundamentados no padrão IEEE-LOM. A estratégia adotada foi elaborar, por meio das técnicas de Engenharia de Software,indicativos de pedagogia e do Design de Interação que permeiam outros elementos, como por exemplo, a Engenharia Instrutiva. Com isso,contextualiza-se a concepção, a criação, o design, a disponibilizarão, o uso e reuso de OAs combinados com as situações pedagógicas inseridas no design instrutivo de conteúdos educacionais. Apresenta-se um Estudo de Caso com o design de um AO especifico, a simulação de apresentação e interação com conceitos matemáticos, e guias que servirão de orientação a profissionais que vão lidar com tais objetos. Por impossibilidade de realizar testes com profissionais reais, a validação da proposta do design foi conduzida com uma exemplificação típica: o design de um OA tipo simulação de aprendizagem de conceitos de triangulo, que se deu através das atividades do DOA.Conclui-se que a abordagem metodológica utilizada levou a um resultado experimental positivo que demonstrou viabilidade das atividades propostas. Tem-se,com isso, uma clara comparação dos aspectos similares empregados em desenvolvimento de software educativo em relação às técnicas para modelos de OAs.

Abstract:

Ver documento original.


Tipo do Trabalho:
Dissertação

Referência:
Dessimone, Teresa Cristina Gurgel. Design de objetos de aprendizagem com bases na engenharia de software educativo e no design de interação. 2006. 130 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico ou Profissional em 2006) - Universidade Estadual do Ceará, , 2006. Disponível em: Acesso em: 8 de maio de 2024

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