Este tabalho tem com objetivo fomentar entre os professores de matematica a reflexao sobre as dificuldades que encontramos para transformarmos a matematica em uma disciplina prazerosa e de facil aceitacao. Para isso, fizemos uma retomada historica sobre as construcoes matematicas durante os seculos, analisando, inclusive,a bifurcacao iniciada pelos pitagoricos de uma matematica concreta(aplicada na pratica) e uma matematica abstrata(sem aplicacao pratica, apenas com muita formulacao matematica).Tambem nessa construcao historica, descrevemos as contribuicoes de Ubiratan Ambrosio,que tanto tem lutado para desenvolver a contextualizacao do ensino da matematica, resultando como fruto dessa longa trajetoria profissional os diversos livros de sua autoria e a criacao de um novo ramo da matematica, conhecido como etnomatematica. Para concluirmos, fizemos uma entrevista com uma amostra de professores de matematica,que trabalham nas escolas publicas e particulares de nosso municipio, a fim de percebermos como sao trabalhadas, em suas salas de aula, as inovacoes matematicas.
Abstract:
Não informado
Tipo do Trabalho:
Dissertação
Referência:
Fernandes, Antonio Waltemberg Nogueira. Contextualizacao Matematica: Um Enfoque Historico. 2004. Sem Numeração Universidade Estadual do Ceará, , 2004. Disponível em: Acesso em: 20 de maio de 2024
Esse
Trabalho não possui arquivo digital
Universidade Estadual do Ceará - UECE | Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação - DETIC
Política de Privacidade e Segurança Build 1