Carregando ...
Visualização do Trabalho Acadêmico
Repositório Institucional - UECE
Título:
O Brinquedo Como Instrumento de Aprendizagem Infantil

Autor(es):
Barros, Ana Patricia de Brum

Palavras Chaves:
Não informado

Ano de Publicação:
2006

Resumo:
A presente pesquisa monografica vem mostrar diante de uma bibliografia especifica sobre a importancia do brinquedo como uma importante fonte de promocao do desenvolvimento infantil referindo se de modo especial ao ato de brincara A historia da infancia mostra que a crianca ve o mundo por meio do brinquedo A crianca se expressa pelo ato ludico e e por intermedio deese ato que a infancia carrega consigo brincadeiras que perpqtuam e renovam a cultura infantil desenvolvendo formas de convivencia social modificando se e recebendo novos conteudos a fim de se renovar a cada geracao O material tecnico bem como a bibliografia atualmente disponivel proporcionam aos profissionais que trabalham com criacas de 0 a 6 anos o conhecimento das fases e caracteristicas do desenvolvimento infantil baseadas principalmente nos estudos de Jean Piaget A teoria de Piaget e de extrema importancia para a educacao infantil pois faz compreender a grande influencia que a interacao entre o individuo e o meio exerce sobre o desenvolvimento mental da crianca E evidente a necessidade de um ambiente estimulador que favoreca esse desenvolvimento e portanto a sua aprendizagem futura o individuo esta em constante interacao como meio que o cerca O conhecimento surge da acao acao esta que e de fato uma interacao o conhecimento nao esta no sujeito nem no objeto mas ele se constroi na interacao do sujeito com o objeto Piaget descreve o desenvolvimento humano em termos de etapas ou estagios que se sucede em ordem constante embora cada pessoa tenha o seu tempo proprio de desenvolvimento E comum ouvis dos pais e educadores queixas uqe as criancas atualmente nao sabem brincar mas esta em outra geracao uma geracao sem espacos livres e pouco aproveitados esta numa era de movimento agitacao Diante disso pode se questionar sobre qual o tempo disponivel para a brincadeira quem para e brinca hoje em dia com as criancas e as ensina brincar Estas e outras questoes tambem sao levantads por pedagogos mestres e doutores em educacao preocupados com o desenvolvimento das criancas em varios livros artigos e publicacoes existentes o brinquedo proporciona o aprender fazendo e para ser bem aproveitado e conveniente que proporcione atividades dinamicas desafiadoras que exijam participacao ativa da crianca Quanto mais a crianca influi e acompanha o processo de nascimente de algo novo maior e a efusao e alegria que sente porque e amaifestacao de sua vida e de seu poder criador Ela precisa ter aliberdade e o estimulo para ousar manipular recriar dar sentido as coisas que a cerca Esse e o processo de seu crescimento equilibrado e criativo o que da sentido a sua vida o que ajuda a desenvolver se estudos mais recentes das teorias pedagogicas e jogos mostram uma perspectiva na associacao do brincar com o desenvolvimento infantil aparecendo como elemento indispensavel para educar a crianca colaborando com a socializacao e formacao da personalidade na aquisicao de conteudos e aprendizagens

Abstract:
Não informado

Tipo do Trabalho:
Dissertação

Referência:
Barros, Ana Patricia de Brum. O Brinquedo Como Instrumento de Aprendizagem Infantil. 2006. Sem Numeração Universidade Estadual do Ceará, , 2006. Disponível em: Acesso em: 19 de maio de 2024

Universidade Estadual do Ceará - UECE | Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação - DETIC
Política de Privacidade e Segurança
Build 1