Professor Municipal: entre as Politicas Educacionais e as Trajetorias Pessoais
Autor(es):
Mendes, Jose Ernandes
Palavras Chaves:
Não informado
Ano de Publicação:
2005
Resumo:
Esta tese versa sobre o trabalho dos professores da rede publica de ensino municipal do Brasil discutindo a relacao entre as politicas educacionais que caracterizaram a ultima decada e as trajetorias pessoais que os levam e os matem no magisterio do ensino fundamental A referencia espacial e o municipio litoraneo de Aracati no estado do CearaNordeste barsileiro A partir da metodologia da interpretacao analiso trinta memorias elaboradas pelos professores municipais e varios documentos relacionadas as politicas edicacionais produzidos ou veiculados nas instancias estadual e municipal no periodo de 1996 a 2002 tanto num como noutro sao nitidas as diretrizes responsaveis pela descentralizacao e municipalizacao do ensino com implicacoes nas regulamentacao do trabalho docentee na concepcao dos professores sobre sua atividade ocupacional O trabalho docente em Aracati e em grande medida expressao da politica educacional desenvolvida no estado do Ceara que por sua vez apresenta estreita sintonia co orientacoes de organismos internacionais Contudo os professores tambem revelam ricas trajetorias pessoais que influenciam os valores e principios eticos que norteiam a qualidade de seu trabalho a despeito da presenca da ideologia neoliberal na gestao escolar A espectativa salarial do professor sobre a docencia e modesta haja vista a precariedade historica do trabalho no universo municipal no relacionado a regulamentacao como os baixos valores pagos havendo m espaco propicio ao conformismo e a resignacao Em decorrencia disso os professores reconhecem que a regulamentacao de seu trabalho por meio da lei do Fundef supera em parte a fragilidade do ingresso e contrato do magisterio no ambito municipal A reacao dos professores com a reestruturacao do campo educacional e da escola decorrenta das medidas politicas adotadas vai do deslumbrmaneto ao desencanto da passividade protegida pelo involucro ideologico das novidadesde um novo tempo a revolta em forma de irritacao com as flagrantes contradicoes Os professores reclamam dignidade no seu trabalho alem das preocupacoes de ordem economica vinculadas tambem as necessidades de maior participacao nas decisoes as politicas educacionais Entretanto nao assiciam as mudancasno campo educacional ao processo de reestruturacao do estado brasileiro nem tampouco a perspectiva neoliberal que as norteia A reconstituicao da trajetoria de vida e de trabalho mediante os memoriais impulsiona a formaao de uma consciencia pessoal e profissional fazendo os professores sujeitos sociais preocupados com a educacao de seus alunos
Abstract:
Não informado
Tipo do Trabalho:
TCC
Referência:
Mendes, Jose Ernandes. Professor Municipal: entre as Politicas Educacionais e as Trajetorias Pessoais. . Sem Numeração Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em ) – Universidade Estadual do Ceará, , . Disponível em: Acesso em: 29 de março de 2024
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