Carregando ...
Visualização do Trabalho Acadêmico
Repositório Institucional - UECE
Título:
Professores de ciências em ação: uma perspectiva de formação docente

Autor(es):
Moura, Francisco Marcôncio Targino de

Palavras Chaves:
Não informado

Ano de Publicação:
2006

Resumo:
Esta pesquisa teve por intenção investigar se a ação docente no ensino de ciências pode ser caracterizada como um processo de formação para a docência A abordagem metodológica foi a qualitativa sendo descritiva na analise dos dados obtidos Como metodologia escolhemos as e semi estruturadas e observação participante inicialmente foram testadas as possibilidades da pesquisa com ampla revisão de literatura e seleção dos sujeitos da pesquisa de acordo com critérios previamente estabelecidos como a localização da escola receptividade do diretor e professos de ciências formação do professor de ciências em licenciatura planejamento sistemático organização por seriação e f sistema regular e não televisivo Foram selecionados duas escolas e dois professores de ciências com a inserção no campo as escolas e os professores foram caracterizados Em primeira instancia abordamos a formação de professores de ciências analisando seus caminhos e traçando perspectivas sobre a formação de professores de ciências para isso centramos nosso foco nas licenciaturas reformas e politicas educacionais Em um segundo momento fizemos uma discussão sobre a ação docente no ensino de ciências abordando a relação da escola com o ensino de ciências para em seguida analisarmos o prescrito e o vivido pelos parâmetros curriculares nacionais do ensino de ciências na ultima parte versamos sobre a ação docente no ensino de ciências e os saberes formativos para docência abordando as dimensões e os tipos de saberes formativos para docência abordando as dimensões e os tipos de saberes docentes Dentre eles os saberes experienciais se destacaram por serem adquiridos pela experiencia docente e foram classificados em organizacionais e relacionados Por fim tratamos da ação docente como um processo de formação de professores decorrência dos resultados da pesquisa de campo pudemos considerar que a formação dos professores de ciência deixa lacunas que são preenchidas em parte na docência que o cotidiano da sala de aula contempla os professores com saberes experienciais adquiridos pela interação com outros pares e politicas que perpassam o cenário escolar.

Abstract:
Ver documento original.

Tipo do Trabalho:
Dissertação

Referência:
Moura, Francisco Marcôncio Targino de. Professores de ciências em ação: uma perspectiva de formação docente. 2006. 198 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico ou Profissional em 2006) - Universidade Estadual do Ceará, , 2006. Disponível em: Acesso em: 3 de maio de 2024

Universidade Estadual do Ceará - UECE | Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação - DETIC
Política de Privacidade e Segurança
Build 1