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Visualização do Trabalho Acadêmico
Repositório Institucional - UECE
Título:
A prática pedagógica de professoras do II ciclo do ensino fundamental no ensino de estruturas aditivas

Autor(es):
Reges, Maria Auricélia Gadelha

Palavras Chaves:
Não informado

Ano de Publicação:
2006

Resumo:
Esta pesquisa objetivou analisar as competências conceituais e didáticas de professores do II Ciclo do Ensino Fundamental de uma escola pública do município de Pau do Ferros-RN, referentes ao campo conceitual das estruturas aditivas. Tal campo é parte da Teoria dos Campos Conceituais de Vergnaud, que considera um campo conceitual como um conjunto de situações cuja apropriação requer o domínio de vários conceitos de naturezas diferentes, procedimentos e representações simbólicas, conectados entre si. No caso do campo conceitual das estruturas aditivas estão envolvidos conceitos como: número, adição, subtração, medidas, comparação, transformação, dentre outros. Optou-se por um trabalho de características de um estudo de caso etnográfico. Para a coleta de dados foram realizadas observações da sala de aula e duas entrevistas com as professoras: a primeira, para captar informações sobre sua formação e relação com a Matemática; a segunda, para explicar aspectos não revelados durante as observações de aula. Realizaram-se ainda dois testes: um deles solicitava a elaboração de dez situações-problema envolvendo adição e subtrção; o outro requeria a a resolução de dez problemas propostos. Percebeu-se que as professoras não têm conhecimento da Teoria do Campos Conceituais e que sua prática não revela que elas dêem importância a elementos julgados fundamentais por Vergnaud: variedade de situações, necessidade de representações e fragmentos conceituais dos alunos como redefinidores da prática. Atribuem importância à tabuada e ao trabalho com o algoritmo da adição e da subtração, como única forma de representação. Elas apresentam ainda dificuldades quando as situações apresentadas exigem raciocínios mais sofisticados. Conclui-se que falta às professoras fundamentação teórica sólida que lhes possibilite uma maior compreensão de sua prática e que propicie perceber a importância de se trabalharem diferentes tipos de situações para auxiliar os alunos na construção de conceitos matemáticos relativos às estruturas aditivas. Palavras-chave: Prática Docente, Ensino de Matemática, Estruturas Aditivas.

Abstract:
Ver documento original.

Tipo do Trabalho:
Dissertação

Referência:
Reges, Maria Auricélia Gadelha. A prática pedagógica de professoras do II ciclo do ensino fundamental no ensino de estruturas aditivas. 2006. 174 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico ou Profissional em 2006) - Universidade Estadual do Ceará, , 2006. Disponível em: Acesso em: 12 de maio de 2024

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