Carregando ...
Visualização do Trabalho Acadêmico
Repositório Institucional - UECE
Título:
A relação entre motivação e aprendizagem no âmbito escolar

Autor(es):
Nogueira, Ana Emília

Palavras Chaves:
Não informado

Ano de Publicação:
2006

Resumo:
Motivação é o ato ou efeito de provocar e dar origem a uma modificação psicológica e fisiológica no ser humano, esta cria um estado de carência e provoca um comportamento que visa a restabelecer o equilíbrio psicológico e fisiológico pela satisfação da necessidade. Este trabalho tem como objetivo compreender a relação entre motivação e aprendizagem no âmbito escolar, na relação específica entre professor e aluno. Partindo do princípio que o ser humano é um ser inacabado e está sempre em busca do vir a ser; acredita-se que todas as experiências por ele vividas influenciam positiva ou negativamente na sua motivação. É necessário salientar que o indivíduo necessita estar motivado para conseguir realizar qualquer ação, ou seja, é preciso que ele encontre motivos que o levem a desejar algo e que o façam buscar a realização dos seus desejos. Na realização desta pesquisa, levou-se em consideração as experiências vivenciadas na educação pela autora e um conhecimento teórico sobre o assunto, para que se pudesse iniciar um estado mais próximo da realidade da escola e dos agentes envolvidos. A pesquisa bibliográfica pautou-se nas contribuições teóricas de Coll (2003), Bock (2002), Campos (2002), Tapia (2001), Bzuneck (2001), Sisto (2000), Freire (1999), Falcão (1999), Piletti (1997), Barros (1995), Santos (1987), Mizukami (1986), entre outros. A pesquisa de campo foi de caráter qualitativo, adotando-se a modalidade de estudo de caso em uma escola da rede particular de ensino do município de Maracanaú, Ceará. Foram aplicados questionários para professores e alunos. Fazendo uma análise das respostas dos participantes envolvidos na pesquisa, observou-se a importância da motivações em todos os níveis envolvidos no processo educativo. Os alunos demonstraram estar cientes do seu papel no ambiente escolar e fizeram uma avaliação dos professores e das suas funções. Na visão dos professores, apesar de acharem que as falhas estão no sistema e na falta de motivação dos alunos, reconheceram as suas falhas e procuraram rever as suas práticas pedagógicas, através do compromisso e do empenho para transformar a realidade em sala de aula.

Abstract:
Este trabalho não possui resumo de língua estrangeira.

Tipo do Trabalho:
TCC

Referência:
Nogueira, Ana Emília. A relação entre motivação e aprendizagem no âmbito escolar. 2006. 58 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em 2006) - Universidade Estadual do Ceará, , 2006. Disponível em: Acesso em: 10 de maio de 2024

Universidade Estadual do Ceará - UECE | Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação - DETIC
Política de Privacidade e Segurança
Build 1