Carregando ...
Visualização do Trabalho Acadêmico
Repositório Institucional - UECE
Título:
Luz e sombra em dissidência

Autor(es):
Joca, Terezinha Teixeira

Palavras Chaves:
Não informado

Ano de Publicação:
2005

Resumo:
Diante da problemática da não adaptação do estudante a diversos tipos de escolas brasileiras o presente estudo teve como objetivo averiguar que influência a escola exerce na constituição do sujeito aprendente-dissidente, procurando compreender o processo da constituição do mesmo e analisar o sentido das experiências vividas por ele, na escola e as possíveis repercussões na sua vida pessoal. Para atingirmos este objetivo, o método etnográfico centrado na pessoa foi utilizado com o foco em dois protagonistas, aqui denominados Drei e Dalila, cujas histórias de vida escolar revelaram processos de dissidências, não-adaptação, sofrimento psíquico em relação à escola e à universidade. Uma análise de suas experiências sob as lentes da Pedagogia Simbólica Junguiana levou-nos a concluir que marcas foram deixadas em Drei e Dalila através das sombras das experiências negativas vividas na escola, produzindo repercussões do tipo hipersensibilidade aos fatos e sofrimento no processo de aprendizagem, levando Dalila ao movimento de implosão e Drei o de explosão. Por fim, o estudo propõe uma TRANS-FORM-AÇÃO do contexto educacional brasileiro por meio de uma pluralização das pedagogias escolares que sejam inclusivas das múltiplas potencialidades e interesses dos ensinantes e apredentes. Palavras-chave: dissidência - escola - sofrimento - pedagogia simbólica.

Abstract:
Ver documento original.

Tipo do Trabalho:
TCC

Referência:
Joca, Terezinha Teixeira. Luz e sombra em dissidência. 2005. 208 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em 2005) – Universidade Estadual do Ceará, , 2005. Disponível em: Acesso em: 5 de maio de 2024

Universidade Estadual do Ceará - UECE | Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação - DETIC
Política de Privacidade e Segurança
Build 1